Trump nega queda de popularidade e afirma ter 70% de apoio

Trump nega queda de popularidade e afirma ter 70% de apoio

Declarações de Trump sobre sua popularidade

O ex-presidente Donald Trump afirmou, em declarações públicas e publicações em redes sociais nesta terça-feira (29), que possui 70% de aprovação popular. A informação contradiz os dados de pesquisas realizadas por institutos independentes, que apontam índices mais baixos no início de seu segundo mandato, iniciado em janeiro de 2025.

Resultados de pesquisas contraditórias

Segundo levantamento da CNN/SSRS divulgado em 21 de abril, Trump tem 41% de aprovação e 58% de desaprovação. A pesquisa ouviu mil adultos com margem de erro de 3,7 pontos percentuais.

Já a Reuters/Ipsos, em pesquisa nacional concluída em 18 de abril, registrou 47% de aprovação. O índice representa uma queda de três pontos em relação ao início do mandato. A Associated Press, em parceria com o centro de pesquisa NORC, apontou aprovação de 39%.

O discurso de Trump

As declarações do presidente sobre sua popularidade foram feitas durante um comício em Ohio e reforçadas em publicações no X (antigo Twitter). “70% dos americanos acreditam que Trump está cumprindo promessas de campanha”, declarou.

Nenhuma pesquisa registrada por institutos tradicionais confirma o número. O agregador de pesquisas FiveThirtyEight, dirigido por Nate Silver, indica 47,9% de aprovação e 48,1% de desaprovação, com base na média ponderada dos principais institutos dos Estados Unidos.

Medidas do governo e opinião pública

No mesmo período, o governo anunciou medidas que enfrentam resistência da opinião pública. De acordo com pesquisa da The Economist/YouGov, 52% dos entrevistados desaprovam a nova política de tarifas comerciais.

Uma proposta para rever o princípio da cidadania por nascimento tem rejeição de 59%. Já a sugestão de rebatizar o Golfo do México obteve rejeição de 70% dos entrevistados.

Cenário econômico

Na área econômica, a CNN apurou que 39% aprovam a condução da política econômica federal. A inflação acumulada em 12 meses, até março, foi de 4,1%, de acordo com o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, com aumento médio de 6,5% nos preços de alimentos e 4,8% nos combustíveis.

O índice de confiança do consumidor, medido pela Universidade de Michigan, caiu 5,2 pontos entre fevereiro e abril.

Defesa e posicionamento de Trump

Apesar dos dados, Trump mantém o discurso de que sua aprovação está entre as mais altas da história.

Em entrevista coletiva em Washington, afirmou: “As pesquisas são falsas. A mídia mente. Nós sabemos a verdade. O povo americano está comigo, mais do que nunca. A aprovação está em 70% ou mais”.

As campanhas para as eleições legislativas de meio de mandato começam oficialmente em junho. Até o momento, a Casa Branca não apresentou fontes que embasem a declaração de 70% de aprovação.