Papa Francisco: Legado de Simplicidade e Praticidade

Papa Francisco: Legado de Simplicidade e Praticidade

Papa Francisco: Um Homem Simples e Prático


Um homem simples e prático, que preferia não ser servido e usava o sapato até gastar. Assim o padre Marcial Maçaneiro SCJ, doutor em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, descreve o Papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira (21). Em entrevista ao Portal iG, o padre comentou sobre a personalidade do argentino, o legado deixado por ele e as expectativas em torno do conclave que escolherá seu sucessor.

Características Pessoais


“Antes do papado, Francisco usava transporte público para conversar com as pessoas, parava na esquina para tomar um café. Era uma pessoa de uma certa seze, com seus traços de personalidade peculiares; usava o sapato até gastar, usava calça preta para não ter que pensar em combinar roupa. Ele mesmo gostava de carregar a sua malinha”, conta o padre, que participou de projetos de formação em Buenos Aires promovidos por Jorge Mario Bergoglio, que anos depois se tornaria Papa.

Seu Legado


Segundo o padre Maçaneiro, muitos dos feitos de Francisco na Igreja estão consolidados e não têm mais retorno, independentemente de quem for eleito no conclave. “Muito do que Papa Francisco fez vai ficar na agenda da igreja, sem volta, e isso vai pesar no perfil do próximo Papa”, afirma.

Reformas Administrativas e de Transparência


Ele cita as reformas administrativas que visam agilizar a evangelização, a eliminação de departamentos antigos e a criação de novos dicastérios, além da formulação de critérios na escolha de bispos e mudanças no direito canônico para facilitar o acesso dos católicos aos sacramentos. “Outra mudança importante diz respeito à transparência, com prestação de contas e a normatização de prevenção e reparação de abusos envolvendo a igreja”, enfatiza o padre.

União do Cuidado Social e Ambiental


O papa Francisco também marcou seu pontificado ao unir a preocupação social com a ambiental. Ele abordou temas como imigração, crise de água e insegurança alimentar. Além disso, lançou o Pacto Educativo Global, que busca mobilizar instituições católicas ao redor do mundo.

Expectativas para o Próximo Papa


Monsenhor Maçaneiro acredita que o legado de Francisco influenciará o perfil do próximo Papa. Nomes como o cardeal Pietro Parolin, atual secretário de Estado do Vaticano, e cardeais da França e da Itália são cotados para sucessão. “Acredito mais em um cenário transeuropeu entre Aveline e Zuppi, que são cardeais de uma postura inclusiva”, observa.

Com um olhar voltado para o futuro da Igreja, o padre finaliza: “Temos a possibilidade de ter um Papa Bento XVII ou João Paulo III ou ainda um Francisco II. Vamos aguardar o conclave”.