Investigação da PF e CGU apura descontos ilegais do INSS
23/04/2025, 15:32:22Operação Sem Desconto da PF e CGU
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram uma ação conjunta para combater cobranças irregulares em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa operação busca desarticular um esquema que gerou um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões entre os anos de 2019 e 2024.
Alvos e Mandados Cumpridos
A operação resultou na expedição de 211 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão temporária, abrangendo o Distrito Federal e doze estados, incluindo Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Denúncias de Cobranças Irregulares
Entidades associativas são suspeitas de realizar cobranças não autorizadas nos benefícios previdenciários dos aposentados e pensionistas, com valores descontados mensalmente, sem o consentimento dos beneficiários. Estão em investigação casos de corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Mobilização e Ações da PF e CGU
Para a execução da operação, foram mobilizados 700 policiais federais e 80 servidores da CGU. Além dos mandados, também foi autorizado o sequestro de bens que ultrapassam R$ 1 bilhão, e seis servidores públicos foram afastados em razão de suas ligações com o esquema criminoso.
Conclusão
A Operação Sem Desconto visa a garantir os direitos dos beneficiários que, de alguma forma, foram lesados por cobranças indevidas. A PF destaca que esse tipo de ação é essencial para manter a integridade das instituições e a proteção dos cidadãos.