Últimos momentos do Papa Francisco são revelados

Últimos momentos do Papa Francisco são revelados

O Último Adeus


O Vaticano divulgou, nesta terça-feira (22), os detalhes dos últimos momentos de vida do Papa Francisco, que faleceu na manhã da segunda-feira (21), aos 88 anos. De acordo com a nota divulgada no site oficial, suas palavras finais foram de agradecimento ao enfermeiro que o ajudou a chegar na Praça de São Pedro para a benção de Páscoa. “Obrigado por me trazer de volta à Praça”, disse Francisco a Massimiliano Strappetti, o enfermeiro que acompanhou o Papa durante a internação de 38 dias no Hospital Gemelli.

Acompanhante Pessoal de Saúde


Massimiliano Strappetti foi o responsável por recomendar a realização de uma cirurgia no cólon em 2022 e, a partir daí, foi designado como assistente pessoal de saúde do Papa. Ele foi fundamental para encorajar o pontífice a dar uma volta no papamóvel na Praça de São Pedro na manhã da Páscoa.

Retorno ao Lar


O Vaticano informou que após a celebração na Praça, o Papa retornou para casa, no Hotel Santa Marta, onde repousou durante a tarde e teve um jantar tranquilo. Após uma noite de descanso, no amanhecer do dia seguinte, o Papa sofreu um "derrame cerebral, o coma e a parada cardiorrespiratória irreversível". Esse relato elucidou os últimos momentos do líder religioso, que deixou um legado marcante durante seu papado.