Os 5 papas mais velhos que comandaram a Igreja Católica
Os 88 anos de Francisco foram completados em dezembro de 2024. Com 88 anos de idade, completados em dezembro, o Papa Francisco entrou para a lista daqueles com mais idade a comandar a Igreja Católica em todo o mundo. Entre os outros quatro, um deles assumiu o mais alto posto da Cúria com quase 80 anos. O argentino passou a dividir o ranking dos top 5 mais idosos com, por exemplo, Leão XIII, segundo o A12, site oficial do Santuário Nacional de Aparecida. Veja a lista dos cinco papas com mais idade que ocuparam o cargo e faleceram durante o pontificado.
Leão XIII
Leão XIII foi o primeiro papa a aparecer nos cinemas. Italiano, ele faleceu aos 93 anos, tendo ficado conhecido por sua longevidade à frente da Santa Sé, com um pontificado marcado pelo incentivo do entendimento entre a Igreja e o mundo moderno, além da encíclica Rerum Novarum, que marcou o início da doutrina social da Igreja. Também de acordo com o A12, "Leão XIII era marcado por um discurso brando, divisor de opiniões, porém, não abandonou o conservadorismo papal (...) O Papa Leão XIII começa, no fim do século XIX, uma intervenção mais clara e definida na questão social. A encíclica Rerum Novarum (Das coisas novas), apesar de ser dirigida À Igreja, universalmente, responde à anseios da situação da classe operária europeia. É a primeira vez que um documento do magistério católico dedica-se integralmente à chamada 'questão social'." Isto não quer dizer que os problemas sociais estivessem ausentes das publicações anteriores na história da Igreja.
Pontificado de Francisco
O pontificado de Francisco foi marcado pela fraternidade humana, a atenção à família, a ecologia integral, o combate aos abusos na Igreja, a presença na sociedade e uma nova perspectiva para os cristãos leigos, temas de gestos e ações. De acordo com o A12, Francisco foi professor de Teologia e reitor do Colégio Máximo, antigo seminário jesuíta. "Tinha o costume de cozinhar e passava horas preparando massas frescas. Assumiu a missão de Papa da Igreja Católica aos 76 anos. Quando Bispo frequentemente utilizava o transporte público, abriu mão da residência episcopal para morar em um modesto apartamento. Francisco foi o primeiro Papa latino-americano e participou do conclave que elegeu Bento XVI".
Papa Clemente XII
Papa Clemente XII faleceu aos 87 anos. Em seu pontificado, enfrentou problemas de saúde. O seu papado terminou em 1740. "Grande mecenas, encomendou a Fontana di Trevi a Nicolau Salvi e mandou erigir o palácio da Consulta no Quirinal para albergar o tribunal da Sede romana, assim como a capela de São André Corsini em São João de Latrão, onde foi sepultado", diz a Infopedia. Segundo a Britannica, Clemente era de origem nobre. "Serviu na embaixada papal na Polônia de 1623 a 1627, quando retornou à Itália para se tornar bispo de Camerino. Até sua nomeação pelo Papa Clemente IX, em 1669, ocupou diversos cargos eclesiásticos, incluindo o de embaixador papal em Nápoles. Após um longo conclave, o cardeal de 79 anos foi eleito papa em 29 de abril". Lembrado por promover a canonização de santos como São Caetano de Thiene e São Francisco de Borja, o religioso faleceu aos 86 anos.
Gregório IX
Sendo papa até os 84 anos, Gregório IX foi o responsável por canonizar São Francisco de Assis. Gregório foi o papa eleito depois do conclave mais longo da história, entre 29 de novembro de 1268 e 1º de setembro de 1271 - ou seja, 34 meses. "A história deste conclave tem muito a ver com o uso deste nome que vem da junção dos termos latinos 'cum' (com) e 'clavis' (chave), palavra que passou a ser utilizada desde o século XIII, quando a Sé de Pedro ficou vacante por quase três anos, e o governador da cidade de Viterbo decidiu trancar os cardeais com chave para que apressassem a eleição", diz o A12.