Irã expressa dúvidas sobre intenções dos EUA em diálogo nuclear
19/04/2025, 08:38:42Irã levanta sérias dúvidas sobre negociações nucleares
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, enfatizou, nesta sexta-feira (18), as "sérias dúvidas" que o Irã possui em relação às intenções dos Estados Unidos nas conversas sobre seu programa nuclear, que estão agendadas para ocorrer no sábado em Roma. Esse diálogo se segue ao pedido do presidente americano, Donald Trump, em março, para a retomada das negociações sobre o programa nuclear iraniano.
Os países ocidentais, junto com Israel, acusam Teerã de buscar o desenvolvimento de armamento nuclear, uma afirmação que a República Islâmica nega veementemente. No sábado, com a mediação de Omã, as delegações do Irã e dos Estados Unidos se reunirão na capital italiana para discutir esses aspectos. Durante uma coletiva de imprensa em Moscou, ao lado de seu homólogo russo, Sergey Lavrov, Araqchi afirmou: "Embora tenhamos sérias dúvidas sobre as intenções e motivos da parte americana, participaremos, apesar de tudo, nas negociações de amanhã". Ele também destacou: "Estamos plenamente dispostos a trabalhar em prol de uma resolução pacífica sobre o programa nuclear pacífico do Irã".
Na semana passada, uma reunião preliminar foi realizada em Mascate, capital de Omã, que foi considerada "construtiva" tanto por Washington quanto por Teerã. Durante seu primeiro mandato, Donald Trump havia retirado os Estados Unidos de um acordo nuclear histórico, assinado em 2015, que limitava o programa nuclear iraniano em troca de alívio das sanções impostas à República Islâmica. Teerã cumpriu o acordo até a retirada de Washington, mas posteriormente começou a desconstruir seus compromissos. Desde então, as tentativas de reintegrar o pacto de 2015 não obtiveram sucesso.
O governo de Israel reafirmou, nesta sexta-feira, seu compromisso em evitar que o Irã desenvolva armamentos nucleares, afirmando que possui um "plano de ação claro". O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, declarou: "O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e eu, em conjunto com os órgãos relevantes, estamos comprometidos em liderar um plano de ação claro para evitar que o Irã adquira armas nucleares".