Tremor no interior de SP é registrado com magnitude 3,4

Tremor no interior de SP é registrado com magnitude 3,4

Tremor de magnitude 3,4 atinge o interior de São Paulo

Um tremor de magnitude 3,4 atingiu uma área próxima ao município de Itajobi, no interior de São Paulo, por volta das 4h14 desta quarta-feira (16). O município fica a 400 km da capital paulista. O abalo também foi sentido nas cidades de Catanduva, Pindorama e Marapoama.

O último tremor registrado em São Paulo havia ocorrido em Pirangi, no dia 6 de março, e teve magnitude 2,0. O abalo sísmico de baixa magnitude foi registrado pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).

Segundo a Defesa Civil do município, não houve registros de ocorrências ou danos pelo tremor de terra. A plataforma “Sentiu aí?” do Centro de Sismologia da USP indica que o sismo teve origem natural. O município tem tremores de terra recorrentes, sempre de baixas intensidades. De acordo com a RSBR, esses pequenos sismos ocorrem devido à liberação de esforços acumulados na crosta terrestre.

Entendendo os Tremores de Terra

Estes fenômenos, embora possam causar preocupação, são comuns em várias partes do mundo. O conhecimento sobre a frequência e a intensidade desses tremores é fundamental para a segurança da população. Informações como as que a RSBR e outros órgãos divulgam ajudam a manter a sociedade informada e preparada para possíveis eventos sísmicos.

Para saber mais sobre os riscos e como se preparar, é sempre recomendado acompanhar as orientações de órgãos de defesa civil locais.