Projeto Mama Ensina Uso Seguro de Medicamentos Oncológicos

Projeto Mama Ensina Uso Seguro de Medicamentos Oncológicos

Projeto Mama – Mulheres Vencedoras

Coordenado pelo Serviço de Psicologia da Santa Casa de Maceió, o Projeto Mama – Mulheres Vencedoras passou orientações e abordou as principais atividades desenvolvidas pela farmácia na linha oncológica. O encontro foi realizado na segunda-feira de março (31/03), no Centro de Estudos Lourival de Melo Motta, localizado na Rua Barão de Maceió.

Principais Terapias Utilizadas

A farmacêutica Gisele Amorim conduziu a apresentação, destacando as principais terapias utilizadas no tratamento do câncer de mama, abordando os possíveis efeitos adversos causados pelos medicamentos, como náuseas, vômitos, diarreia, constipação, queda de cabelo, alterações na pele e a redução da imunidade.

“Nosso objetivo é garantir a segurança e eficácia do tratamento medicamentoso. Por isso, cada etapa do processo, desde a prescrição até o armazenamento dos medicamentos, é acompanhada com muito rigor”, disse a profissional da Santa Casa de Maceió.

Estrutura do Setor Farmacêutico

Durante a conversa, Gisele explicou como é estruturado o setor e detalhou as atividades realizadas diariamente, como a análise de prescrições, intervenções junto à equipe médica, manipulação de quimioterápicos, dispensação de medicamentos orais e orientações farmacêuticas, destacando o papel fundamental da equipe no cuidado às pacientes oncológicas.

Dicas e Cuidados para Pacientes

No decorrer do encontro, foram compartilhadas dicas e cuidados que podem ajudar a minimizar essas reações, promovendo mais conforto e bem-estar durante o tratamento. As pacientes também tiveram a oportunidade de fazer perguntas e tirar algumas dúvidas.

Além disso, foram reforçadas orientações importantes sobre o manuseio e armazenamento dos medicamentos em casa e a necessidade de manter sempre à mão a lista de medicamentos de uso contínuo.

“Essa lista deve ser apresentada em consultas e internações para que possamos realizar a conciliação medicamentosa e evitar, por exemplo, a duplicidade de tratamentos ou a interrupção de medicamentos essenciais”, alertou Gisele Amorim.

Um Projeto com Vínculo Social

Idealizado pelo Serviço de Psicologia, com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, o Projeto Mama – Mulheres Vencedoras acontece na última segunda-feira de cada mês. Trata-se de um grupo psicoeducativo para mulheres em tratamento de câncer de mama ou que já passaram por tratamento, mas também é aberto à comunidade.