Glauber Braga finaliza greve de fome após acordo político

Glauber Braga finaliza greve de fome após acordo político

Glauber Braga encerra greve de fome


O deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ) é foco de um processo por quebra de decoro. Na quinta-feira (17), ele chegou ao fim de sua greve de fome, que durou oito dias. Essa decisão foi tomada após um acordo mediado por Sâmia Bomfim (PSOL-SP), sua esposa, e Lindbergh Farias (PT-RJ), que é líder do PT na Câmara, com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). O entendimento foi para adiar a votação referente ao pedido de cassação de seu mandato.
À tarde, a equipe de Glauber informou que ele se reuniria com representantes de movimentos sociais e entidades no Plenário 5 da Câmara para discutir os próximos passos referentes à sua cassação. A mobilização, que contou com a presença de cerca de 30 pessoas, resultou em um acordo com o presidente da Câmara para que a questão da cassação não seja tratada neste primeiro semestre.
"Garanto que, após a deliberação da CCJC, qualquer que seja ela, não submeteremos o caso do deputado ao Plenário da Câmara antes de 60 dias para que ele possa exercer a defesa do seu mandato parlamentar. Após este período, as deputadas e os deputados poderão soberanamente decidir sobre o processo”, afirmou Hugo Motta.
Após as negociações, Glauber Braga fez um pronunciamento à imprensa para comunicar o fim de sua greve de fome. “A suspensão da greve de fome vem a partir de uma mensagem que demonstrou, através de toda essa solidariedade, um recuo, uma sinalização importante contra a perseguição que aqui se estava operando”, comentou o deputado.
Desde o início do processo, Glauber Braga denunciou a motivação política por trás do interesse na perda de seu mandato. Ele indicou que a articulação para a aplicação da penalidade máxima tinha como base as denúncias acerca do Orçamento Secreto. “Estou suspendendo a greve de fome, mas não estamos suspendendo a luta contra o Orçamento Secreto”, alertou. “A greve de fome cumpriu o seu papel: ampliou a denúncia da perseguição política, contribuiu para a pressão popular nas ruas e nas redes e gerou toda uma solidariedade a uma causa”, completou o deputado através de suas redes sociais.
Durante as mais de 200 horas sem alimentação, Glauber Braga perdeu mais de cinco quilos. Nesse período, ele teve visitas limitadas de políticos e apoiadores, e manteve a ingestão de água, soro e isotônico. Com a conclusão da greve, o deputado foi encaminhado ao hospital, conforme orientação médica, para verificar seu estado de saúde. Agora, ele iniciará a transição alimentar, com o acompanhamento de uma equipe médica.