Mario Vargas Llosa morre e deixa legado literário

Mario Vargas Llosa morre e deixa legado literário

Falecimento foi confirmado pelo filho, Ávaro Vargas Llosa, em sua rede social

Mario Vargas Llosa, escritor peruano e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura no ano de 2010, faleceu pacificamente em Lima, neste domingo (13). Em nota compartilhada em uma rede social, Ávaro Vargas Llosa, filho de Mario, informou que o escritor morreu cercado por sua família.

O comunicado informa que a partida do escritor, que deixou um vasto acervo de obras, trará tristeza para parentes, amigos e leitores ao redor do mundo, ressaltando que ele desfrutou de uma vida longa, aventureira e frutífera.

"It is with deep sorrow that we announce that our father, Mario Vargas Llosa, passed away peacefully in Lima today, surrounded by his family." @morganavll pic.twitter.com/c6HgEfyaIe— Álvaro Vargas Llosa (@AlvaroVargasLl) April 14, 2025

Na íntegra, a nota de Ávaro Vargas Llosa disse: "É com profunda tristeza que anunciamos que nosso pai, Mario Vargas Llosa, faleceu pacificamente em Lima hoje, cercado por sua família. Sua partida entristecerá seus parentes, amigos e leitores ao redor do mundo, mas esperamos que encontrem conforto, assim como nós, no fato de que ele desfrutou de uma vida longa, aventureira e frutífera, deixando para trás um acervo de obras que o sobreviverá. Nas próximas horas e dias, seguiremos conforme suas instruções. Nenhuma cerimônia pública será realizada. Nossa mãe, nossos filhos e nós mesmos confiamos que teremos o espaço e a privacidade necessários para nos despedirmos dele na companhia de familiares e amigos próximos. Conforme sua vontade, seus restos mortais serão cremados."

Vida e obra

Mario Vargas Llosa nasceu em Arequipa, Peru, e, após o divórcio dos pais, foi criado na Bolívia, onde despertou seu interesse pela poesia, mesmo com a insistência do pai em direcioná-lo para a academia militar.

Construiu uma carreira literária de destaque, atuando também na política ao disputar as eleições presidenciais peruanas de 1990. Durante o El Boom latino-americano, momento em que a literatura latino-americana experimentou um rápido desenvolvimento, consolidou-se como um dos principais escritores por meio de romances, peças teatrais, ensaios, críticas literárias e jornalismo, destacando-se pela versatilidade e riqueza de sua linguagem.

Os leitores são convidados a compartilhar suas memórias e tributos a esse ícone da literatura, celebrando o impacto de sua obra na cultura e na sociedade.