Lenine brilha na Festa Literária de Penedo 2025
14/04/2025, 12:43:30Uma Noite de Grande Estilo na FliPenedo 2025
A programação da quarta edição da FliPenedo foi encerrada em grande estilo na noite de sábado, 12. Na data dos 389 anos da elevação de povoado à vila, Penedo foi presenteada com show do cantor, músico e compositor Lenine. Desde a passagem do som, por volta das 19h30, o artista já demonstrava sua generosidade com o público, como também se viu durante e após o show. Todas as pessoas que aguardavam sua saída, após praticamente duas horas de apresentação no Largo de São Gonçalo, foram atendidas.
Lenine conversou com a equipe da Secom municipal e revelou que já conhecia Penedo. "Eu fiquei muito feliz de perceber que Penedo continuou o mesmo que eu tinha na memória, de uma beleza incrível, tem essa coisa divina de ser banhada pelo Velho Chico e toda sua importância na história do Brasil. Foi muito bacana", disse o artista que conheceu os antigos festivais de cinema e aproveitou parte de seu tempo livre para passear pelo Centro Histórico e orla ribeirinha. "Foi maravilhoso", acrescentou.
Diante da plateia, Lenine e sua banda fizeram um show com os maiores sucessos e composições mais recentes. Entre as músicas, elogios à realização da Festa Literária de Penedo, evento consolidado no calendário anual do município que movimenta a economia local em diversos setores. Visitantes e moradores participaram ou acompanharam a programação que somente em seu último dia teve poesia regional ecoando sobre as águas do rio São Francisco, com declamadores e poetas no Barco do Cordel.
No início da noite, o público voltou à feira de livros e ao Theatro Sete de Setembro, onde ocorreu a cerimônia de encerramento da FliPenedo 2025 com teatro infantil e o projeto Arca Literária, uma iniciativa da Academia de Letras e Artes do Nordeste realizada em articulação com a Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciência (APLACC).
Quem também aproveitou a 4ª FliPenedo foi Miguel Gama, um músico jovem penedense que apresentou, no mesmo palco onde Lenine fez o show, a composição Terrinha de Bem, uma homenagem a Penedo. "A história dessa música é muito linda pra mim. Eu ia me inscrever no Festival de Música de Penedo e já estava com uma música pronta pra isso. Só que um dia antes de abrir as inscrições, eu fui assistir a missa na catedral e na hora da homilia, a música 'veio pronta' pra mim", conta Miguel. "Ali eu decidi que a música que eu ia inscrever seria essa que é uma das minhas prediletas e é muito bom cantar para Penedo, para o povo de Penedo, sendo de Penedo", disse após a apresentação que fez antes do show do artista que encerrou a FliPenedo.