Caso Roberta Dias: júri popular pode condenar culpados, mas se fará justiça às várias injustiças cometidas?

Se tudo agora for resolvido, o que foi feito no passado como ficará? Me desculpe ou me perdoe? O caso Roberta Dias sempre será um ponto de interrogação para uns, e exclamação para outros.

Caso Roberta Dias: júri popular pode condenar culpados, mas se fará justiça às várias injustiças cometidas?

O emblemático caso Roberta Dias que fez ferver a população penedense junto às Polícias Civil e Militar de Alagoas, que na busca incansável pela solução do crime mais demorado para apuração em Penedo, trouxe mais inocentes para as celas dos presídios à época, e que agora diante dos acusados do crime não irão tirar das suas lembranças a dor e o sofrimento que lhes foram impostos, incluindo o julgamento da sociedade.

Aos olhos de toda a complexa investigação não se pode ter mais uma certeza do que de fato aconteceu por tantas vezes que se mexeu nesse vespeiro de cava aqui cava acolá, de prende esses, e das afirmativas mais fortes sobre os culpados, e que agora caem por terra diante de um novo quadro e com novos acusados.

É de obrigação se chegar aos verdadeiros culpados e até colocá-los diante da Lei para cumprirem as suas penas pelo crime que cometeram. Esse é um passo dado dentro da área judiciária e penal.

Entretanto, para os que foram execrados, presos e humilhados sendo esses novos culpados os responsáveis pelo bárbaro crime, o que se fazer com as vidas dos agora inocentes diante da Lei e da sociedade que puseram sobre os seus passados as marcas de uma incompetente investigação? 

O caso Roberta Dias tende a chegar ao fim enquanto crime apontando os seus autores, mas o rastro de tudo o quanto foi feito antes jamais será apagado.   

Creditos: Professor Raul