Alagoana conquista medalha de bronze em wrestling na Sérvia

Alagoana conquista medalha de bronze em wrestling na Sérvia

Alagoana se destaca em competição internacional

A alagoana Esthefany da Silva foi o grande destaque do wrestling brasileiro no Gymnasiade 2025. Competindo na categoria 50 quilos do estilo livre, ela teve que se recuperar na repescagem para subir ao pódio e garantir a medalha de bronze. Na primeira luta, Esthefany perdeu por pontos para Gunel Karimli, do Azerbaijão. Na repescagem, a alagoana ganhou por touch da israelense Sofie Gonorovsky. A disputa do bronze, contra a ucraniana Sofiie Kyrychenko, foi vencida também por touch.

Início no wrestling e evolução

Em entrevista ao ge, Esthefany contou como iniciou na modalidade. - Alguns amigos que praticavam o wrestling me apresentaram a modalidade. Fui convidada a treinar, gostei, me apaixonei e comecei a me dedicar bastante.

Avaliação sobre a participação na competição

A atleta alagoana avaliou a participação dela na competição disputada na Sérvia. - Gostei muito da minha participação na Sérvia. Lutei muito bem mesmo. Com mais dedicação, nossa equipe pode chegar ainda mais longe. Os adversários são muito duros, tem muita gente experiente.

Dicas para novos lutadores

Esthefany também aproveitou e deu dicas para quem quer iniciar no wrestling. - Para entrar no wrestling eu recomendo que se esforce bastante. Pois é muito difícil a gente colocar em prática o que aprendemos nos treinos. A luta olímpica exige muita dedicação.

Rotina intensa de treinamento

Treinador da seleção brasileira, Tharin Alves explicou como é a rotina de treinamentos da atleta alagoana. - Ela treina três vezes por semana e esporadicamente aos sábados também. Os treinamentos são bem intensos e exigem muito a parte física. Com certeza foram determinantes para ela conseguir essa façanha de ganhar uma medalha contra atletas de alto nível, de países com mais tradição no esporte que o Brasil.