Tarcísio lidera pesquisa para reeleição ao Governo de SP
11/04/2025, 15:36:19Análise da pesquisa do Datafolha
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sairia vitorioso de uma campanha pela reeleição se a disputa fosse hoje, segundo pesquisa Datafolha em São Paulo. O instituto testou dois cenários eleitorais com o governador e, em ambos, ele teria vantagem confortável diante dos rivais.
Tarcísio tem 41% das intenções de voto em uma eventual disputa com o ex-governador e atual vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que marca 25%. Nesse cenário, o influenciador Pablo Marçal (PRTB) aparece em terceiro lugar, com 15%. Seguem o ranking o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), com 6%, e o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP), com 4%.
A pesquisa foi realizada com 1.500 eleitores com 16 anos ou mais em 81 cidades de São Paulo, entre os dias 1 e 3 de abril. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Cenários eleitorais e a elegibilidade de Marçal
Embora apareça bem colocado, Marçal foi declarado inelegível pela Justiça Eleitoral até 2032, em uma decisão da qual cabe recurso. O influenciador foi condenado sob acusação de abuso de poder político e econômico, por se oferecer para gravar vídeos de apoio a outros candidatos em troca de dinheiro, o que ele nega ter feito.
Em um segundo cenário, com Márcio França (PSB), atual ministro do Empreendedorismo e ex-governador, no lugar de Alckmin, Tarcísio chega a 47% das intenções de voto. Nesse caso, Marçal ficaria com 16%, França, com 11%, e Padilha e Salles manteriam 6% e 4%, respectivamente.
Possíveis candidaturas e articulações
Tarcísio afirma que está trabalhando em sua candidatura à reeleição no próximo ano. No entanto, ele também é cotado para disputar a Presidência no lugar de Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030.
Na oposição, existem lideranças do PT paulista cogitando apoiar uma candidatura de Alckmin, em função da falta de nomes próprios da legenda no estado. Contudo, o vice-presidente não demonstrou interesse na disputa, segundo aliados, o que abriria espaço para França.
Desempenho em um eventual segundo turno
Tarcísio venceria também todos os cenários testados de um eventual segundo turno para o Governo de São Paulo. Contra Alckmin, ele tem 53% das intenções de voto, ante 39% do vice-presidente. Outros 8% dizem que votariam em branco, nulo ou nenhum, e 1% não sabe. Em uma disputa contra França, o governador marca 62%, e o ministro, 24%. Outros 12% afirmam que votariam em branco, nulo ou nenhum, e 1% não sabe.
No cenário mais favorável, onde enfrenta Padilha no segundo turno, Tarcísio alcança 64% dos votos, contra 20% do petista. Outros 14% dizem que votariam em branco, nulo ou nenhum, e 2% não sabem.
Dados da pesquisa espontânea e rejeição
Tarcísio também lidera a pesquisa espontânea, onde os entrevistados mencionam quem é seu candidato sem apresentar opções. Nesse levantamento, ele possui 16% das intenções de voto, além de 5% que declaram votar no