Nota Fiscal Avulsa ganha segurança digital em Alagoas

Nota Fiscal Avulsa ganha segurança digital em Alagoas

Nota Fiscal Avulsa ganha segurança digital em Alagoas

Contribuinte precisa ter cadastro no portal gov.br para realizar emissão. Segundo a Secretaria da Fazenda, mudança é para reforçar a segurança.

A emissão de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e) em Alagoas passou a ter uma validação extra. A mudança, que já está valendo desde a terça-feira (8), é para tornar o acesso mais seguro. Agora para emitir a NFA é necessário cadastro no portal gov.br.

O caminho de acesso para emissão ainda é o mesmo, basta acessar o site da Sefaz no setor de emissão da NFA para seguir com o processo de emissão. O próprio site redireciona o contribuinte para o portal do governo.

De acordo com a secretaria, o usuário precisa estar domiciliado em Alagoas e com os dados atualizados na Receita Federal para realizar o processo.

Quem pode emitir a NFA?

A Nota Fiscal Avulsa é um documento fiscal que serve para comprovar a venda de produtos ou serviços. Ela é indicada para empresas e empreendedores que possuem um negócio com baixo volume de vendas. Quando emitida eletronicamente, é chamada Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e). A emissão da nota pode trazer benefícios, como a comprovação de um serviço, além de permitir que os microempreendedores fujam da informalidade. Veja abaixo quem pode emitir a NFA-e:

  • Pessoas físicas sem empresa aberta
  • Microempreendedor Individual (MEI)
  • Pessoas jurídicas sem Inscrição Estadual, inscritas apenas no ISS
  • Produtor Rural Pessoa Física