Governo RL deseja aprovar o PL 012/2025 para gratificar servidores da saúde, mas oposição deve imperrar
09/04/2025, 16:58:23Governo RL apresenta PL de incentivo à saúde, e mais uma vez pode ser emprerrado no trâmite
A sessão da quinta-feira, 10/04/, amanhã, da CVP, pode ter mais uma novela do Vale A Pena Ver de Novo com um show de empecilhos provocados pela oposição visando voltar aos holofotes como a marca do atraso dessa feita para os servidores da saúde de Penedo.
Trata-se do Projeto de Lei 012/2025, que visa exclusivamente conceder um incentivo financeiro aos servidores da saúde com gratificações de 100% para os ageantes dos APS – Atenção Primária à Saúde, devido aos profissionais que compõem as equipes de Saúde Bucal da Família, equipes de Saúde Bucal e equipes multiprofissionais da APS e dá outras providências, que atingirem a qualificação de execelência em seus trabalhos executados, 50% para os que atingirem média regular, e de nenhum percentual para os que se mantiverem abaixo de regular.
Ainda em tratativas internas se tenta conseguir algum valor para a terceira categoria – a dos que não atingirem média regular nem de excelência – mas até o fechamento da matéria não houve confirmação de alteração no projeto de lei que já tramitou nas comissões e vai ao plenário.
Notícias de bastidores apontam para que a oposição se movimente incluindo com a participação do Sindicato dos Servidores Públicos de Penedo – Sindspem – na tentativa de evitar a aprovação, o que já beneficiaria aos trabalhadores da área no pagamento do mês de abril. Prejuízo para quem poderia receber em caso de aprovação imediata.
Não se entende como nem porque o sindicato venha a se posicionar contra uma gratificação financeira de até 100% dos salários de quem trabalha com excelência em tempos de economia não estável no país. Historicamente quando sindicato e oposição dão as mãos, sempre o prejudicado é o servidor. Mas fazer o quê?