Manifestações em apoio a Marine Le Pen na França
06/04/2025, 15:35:53Contexto da Manifestação
A extrema direita francesa convocou, neste domingo (6), uma manifestação em Paris em apoio à sua líder, Marine Le Pen, condenada a quatro anos de prisão e cinco de inabilitação política, a apenas dois anos das próximas eleições presidenciais.
Detalhes do Protesto
O partido Reagrupamento Nacional (RN) organizou o ato às 13h00 GMT (10h00 em Brasília) em Les Invalides, um emblemático edifício parisiense que abriga o túmulo de Napoleão. Esta manifestação ocorre na sequência da condenação, na última segunda-feira, de Le Pen, por desvio de fundos públicos durante seu tempo como deputada ao Parlamento Europeu.
Impacto Político
A condenação foi caracterizada como um "terremoto político" na França, especialmente considerando que Marine Le Pen, de 56 anos, estava em posição forte nas pesquisas presidenciais. Além do protesto do RN, outros dois eventos estão programados para o mesmo dia. Um deles foi convocado pelo partido de esquerda radical A França Insubmissa (LFI) e por grupos ambientalistas na Place de la République, enquanto o outro, há meses em planejamento, acontecerá em Saint-Denis, organizado pelo partido centrista Renascença, próximo ao campo presidencial.
Condenação e Consequências
O Tribunal Correcional de Paris impôs a Le Pen uma pena de cinco anos de inabilitação imediata e dois anos de prisão, que pode ser cumprida em regime domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. A Justiça também condenou seu partido e outras 24 pessoas pelo pagamento irregular de funcionários do Parlamento Europeu entre 2004 e 2016 com dinheiro público.
Perguntas sobre o Futuro
A execução imediata da inelegibilidade frustra as ambições presidenciais de Le Pen, que já sofreu derrotas em 2017 e 2022 no segundo turno contra Emmanuel Macron. Apesar da condenação, a líder parlamentar do RN reafirmou sua inocência e declarou que vai desafiar a decisão por meio de meios "democráticos" e "pacíficos", citando a luta pelos direitos civis do reverendo Martin Luther King Jr. nos Estados Unidos. "Seguiremos o exemplo de Martin Luther King, que defendeu os direitos civis" porque "são os direitos civis dos franceses que estão sendo questionados hoje", afirmou a deputada em uma videoconferência.
Conclusão
As manifestações em apoio a Marine Le Pen destacam um momento crucial na política francesa, refletindo tensões e divisões que poderão moldar o futuro político do país. Para mais informações e atualizações, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro dos principais acontecimentos no cenário político.