Golpe de Bolsonaro e as Semelhanças com 1964 Segundo Especialistas

Golpe de Bolsonaro e as Semelhanças com 1964 Segundo Especialistas

O Contexto do Golpe de Estado

"Dizem que, em 1º de abril de 1964, não morreu ninguém. Golpe de Estado mata, não importa se é no dia ou anos depois", disse o ministro.

Nos momentos que antecederam a decisão de tornar réu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de golpe de Estado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, protagonizou uma daquelas cenas marcantes, comuns em julgamentos televisionados em rede nacional. Em seu voto, comparou as tramas antidemocráticas que culminaram no ataque aos três Poderes à ditadura militar, deflagrada há 61 anos.

Comparações com o Passado

A comparação de Dino levantou o antigo mito de que o golpe de 1964 ocorreu sem o uso de violência, e agora suscita um questionamento sobre como seria o dia 16 de dezembro de 2022, após a Operação Punhal Verde Amarelo, que, segundo investigações da Polícia Federal (PF), planejara assassinar o presidente Lula (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Se o plano tivesse tido sucesso, um golpe visando impedir o terceiro mandato do petista poderia acirrar um cenário muito mais grave do que o de 1964, incluindo mais mortes e uma crise econômica.

A Resistência em 2022

"Haveria confronto direto com a sociedade e mais mortes", afirma João Roberto Martins Filho, professor da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e autor do livro "Os Militares e A Crise Brasileira".

A resistência em 2022 seria maior, especialmente dado que os movimentos sociais se articulam de maneiras distintas, como pela internet, e não contariam com o apoio do alto comando do Exército, que na época não apoiava uma aventura golpista.

A Operação Punhal Verde e Amarelo

A PF revelou que a Operação Punhal Verde e Amarelo foi elaborada logo após as eleições de 2022 pelo general Mario Fernandes. Essa operação foi planeada enquanto Bolsonaro estava presente no Palácio do Planalto.

O plano previa ações de violência e o envenenamento das autoridades. A operação, que chegou a ser deflagrada, acabou sendo abortada devido à antecipação do término da sessão plenária do STF.

Possíveis Consequências de um Golpe

As consequências de um golpe em 2022, caso tivesse sucesso, seriam profundas, afetando a política interna e a posição do Brasil no cenário internacional. Segundo Carlos Poggio, especialista em política internacional, o Brasil enfrentaria sanções e isolamento internacional, incluindo a suspensão do Mercosul.

O cenário atual é muito mais complexo do que o de 1964, com diferentes características nos militares e nas movimentações sociais.

Conclusão

A análise das tramas antidemocráticas atuais em comparação ao passado nos leva a refletir sobre os caminhos que a democracia brasileira pode tomar. A mobilização social e a resistência política seriam cruciais na contemporaneidade. A reflexão é importante: é necessário estarmos sempre atentos às ameaças à democracia.

Continue nos acompanhando para mais atualizações e análises sobre a política brasileira e seus impactos na sociedade.