Fim do defeso do caranguejo-uçá em Alagoas

  • Compartilhar:
Fim do defeso do caranguejo-uçá em Alagoas

Fim do defeso do caranguejo-uçá em Alagoas

Durante o período de reprodução dos caranguejos fica proibida a captura do crustáceo.

O período de defeso do caranguejo-uçá em Alagoas termina na próxima quinta-feira (3). A proibição, que estipula multa que pode chegar a R$ 100 mil, é regulamentada por uma portaria do Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA). Em Alagoas, o período de defeso do caranguejo-uçá teve início no dia 30 de dezembro de 2024. O MPA ressalta que durante o período de defeso é preciso proteger o ciclo reprodutivo da espécie, essencial para o equilíbrio ecológico dos manguezais e para a sustentabilidade das comunidades que dependem da pesca artesanal.

🦀🍃O período de defeso do caranguejo-uçá em Alagoas termina na próxima quinta-feira (3). Essa é a última janela de reprodução do crustáceo no estado. Até lá, não pode capturar e nem comercializar a espécie.

📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp A proibição, que estipula multa que pode chegar a R$ 100 mil, é regulamentada por uma portaria do Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA). Em Alagoas, o período de defeso do caranguejo-uçá teve início no dia 30 de dezembro de 2024. O MPA ressalta que durante esse período é necessário proteger o ciclo reprodutivo da espécie, essencial para o equilíbrio ecológico dos manguezais e para a sustentabilidade das comunidades que dependem da pesca artesanal.

✅ O que fica liberado após essa data?

  • capturatransportebeneficiamentoindustrializaçãocomercialização

🦀 "Andada do caranguejo"

Fique informado sobre o defeso do caranguejo-uçá Para entender melhor a proibição é preciso entender o que é o defeso do caranguejo-uçá. Nesse período, os caranguejos saem das tocas em busca de um par para garantir a reprodução. Esse evento natural ocorre no ritmo das marés e é fundamental para a perpetuação da espécie. A captura dos caranguejos nesse período pode comprometer o processo reprodutivo, além de afetar o equilíbrio do ecossistema. "Geralmente, a gente não pensa na função desse caranguejo na natureza, mas ele funciona como um verdadeiro engenheiro dos manguezais. Sem eles, o manguezal seria um caos total", disse a engenheira de pesca do IMA, Lays do Nascimento.