Paris transforma ruas em zonas sem carros para pedestres

Paris transforma ruas em zonas sem carros para pedestres

Iniciativa de Sustentabilidade em Paris

Em uma decisão histórica, os moradores de Paris aprovaram, no último domingo, 23 de março de 2025, uma iniciativa que visa eliminar a circulação de carros em até 500 ruas, transformando esses espaços em zonas exclusivamente destinadas a pedestres. A medida, apoiada por cerca de dois terços dos cidadãos que compareceram às urnas, é parte de um esforço maior da prefeitura para melhorar a qualidade do ar na cidade e torná-la mais segura e agradável para caminhantes.

Compromisso da Prefeita com o Verde

A prefeita Anne Hidalgo, no cargo desde 2014 e conhecida por sua determinação em promover uma Paris mais sustentável, tem como meta tornar a cidade um exemplo de adaptação às mudanças climáticas. O bloqueio do acesso de carros nas ruas escolhidas ocorrerá de forma gradual, com a intenção de fechar cerca de 25 ruas em cada um dos 20 arrondissements (distritos) da capital, somando-se às aproximadamente 220 ruas que atualmente já não possuem tráfego automotivo.

Medidas Complementares para Incentivar a Mobilidade

Entre as iniciativas já implantadas para fomentar essa transformação, destacam-se a proibição de aplicativos de patinete elétrico e o aumento significativo nas tarifas de estacionamento para SUVs, que ajuda a desencorajar o uso de veículos grandes. Desde 2020, Paris tem se comprometido com a criação de 84 quilômetros de ciclovias e a limitação da velocidade máxima da cidade a 30 km/h. A expectativa é que, até 2026, Paris seja completamente adaptada para bicicletas, promovendo uma mobilidade mais ativa entre os seus cidadãos.

Desafios e Progresso na Infraestrutura Verde

Porém, o fechamento de ruas para automóveis não vem sem consequências. A cidade prevê a eliminação de até 10 mil vagas de estacionamento como resultado dessas mudanças, somando-se às 10 mil vagas que já foram removidas desde 2020. Essas iniciativas refletem um movimento crescente na direção de um espaço urbano mais sustentável, priorizando o transporte público e formas de mobilidade alternativa.

Por outro lado, apesar do grande progresso nas políticas de sustentabilidade, Paris ainda se depara com desafios na criação de infraestrutura verde. Atualmente, apenas 26% do território parisiense é dedicado a áreas verdes, enquanto a média em outras capitais europeias é de 41%. Apesar deste cenário, o apoio popular à transformação e as políticas em curso indicam que Paris está se estabelecendo como um modelo de cidade sustentável, avançando em sua missão de se transformar em um local mais habitável e menos dependente de combustíveis fósseis.

Conclusão

Essencialmente, a iniciativa de reduzir o número de carros em Paris demonstra um forte movimento em direção a uma cidade mais ecológica e sustentável. A participação ativa da população e as ações governamentais juntas sinalizam um futuro promissor. Incentivamos todos a se manterem informados sobre esses desenvolvimentos e a se envolverem activamente no debate sobre a mobilidade urbana e sustentabilidade.