Cinema leva aprendizado aos alunos do EJA em Rio Largo
25/03/2025, 05:34:37Projeto leva cinema aos estudantes do EJA em escolas públicas de Rio Largo, AL
A segunda edição do Cine Intinerante Labafero acontece até quinta-feira (27), exibindo três curta-metragens alagoanos relacionados ao tema trabalho. O objetivo do projeto é levar o cinema para os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas públicas de Rio Largo. Nessa edição, as escolas escolhidas para as sessões foram Manoel Gonçalves, Dom Pedro I, Gustavo Paiva e Marieta Leão. Em 2024, o primeiro Cine Intinerante do Coletivo Labafero aconteceu com incentivo da Lei Paulo Gustavo.
“Acho que as praças e escolas são um meio eficiente de divulgação desses filmes, já que não tem um espaço específico para isso.” disse Karolina.
No segundo Cine Intinerante serão exibidos os filmes:
- O canto, de Izabella Vitório e Isa Magalhães
- Samuel foi trabalhar, de Lucas Litrento e Janderson Felipe
- Cineguarany, de Karolina Justino
“Falar sobre trabalho é algo que aproxima todos trabalhadores e levar esse tema pras escolas é uma maneira de refletir sobre o mundo do trabalho. A escala 6x1 existe e, ao invés de normalizar isso, levamos os filmes para gerar debate sobre esse modo de trabalho que suga os trabalhadores.” afirma a organizadora.
A primeira edição do Cine Intinerante do Coletivo Labafero aconteceu em 2024, onde foram exibidos filmes feitos por mulheres alagoanas, também para estudantes do EJA. “Isso rendeu discussões muito interessantes sobre diversos temas sociais.” relata Karolina. Segundo a organizadora, o impacto dos filmes vai além das questões subjetivas, pois é importante que o cinema seja visto como trabalho em Alagoas.