Quando a classe política se une para apresentação em palco
22/03/2025, 04:30:27Desrespeito entre poderes é bastante natural nos dias atuais. Por isso as instituições têm perdido credibilidade.
Todo manifesto político nasce de uma insatisfação por não ser a classe política atendida no que pede, no que acha que merece, ou ainda, pelos vícios deixados por administrações passadas. Político é insaciável.
Contudo, os movimentos de “antiguerrilha” sempre são demonstrados em oportunidades que pesem diante de uma população por gestos ou palavras, discursos que chamem a atenção a quem de direito deve receber o recado. São as chamadas frases de efeito.
Os conflitos internos da política – bastidores – nunca devem ultrapassar a razoabilidade pelo risco da árvore cair por sobre o machado que lhe bate ao pé. E quando não, com a queda da árvore a perda da sombra que evita a insolação de quem reclama mais direitos do que permite a lei dos acordos.
Disputas de vaidades, por ego inflado, ou mesmo por demonstração de força terminam confundindo qualquer outra árvore com a seringueira que quando cortada produz o látex – a borracha – com as lágrimas que chora. Corte em árvore errada prejudica a produção, e sem ela a fome é a companheira para os dias futuros.