O que fazer se mordido por animal e vacina contra raiva

O que fazer se mordido por animal e vacina contra raiva

Prevenção e cuidados após mordida de animal

Vacina é a principal medida de prevenção contra a doença.

Uma turista do Rio Grande do Sul foi atacada por três cachorros no município de Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas, na quarta-feira (19). Em casos como esse, o que é preciso fazer? Sempre é necessário tomar vacina quando se é mordido? Onde conseguir atendimento?

Caso seja mordido ou arranhado por algum animal, o recomendado é lavar o ferimento com bastante água e sabão e buscar imediatamente o posto de saúde mais próximo.

A vacina antirrábica humana é gratuita e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). É indicada para prevenir a raiva em pessoas que tiveram contato com um animal que pode estar contaminado. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de soro antirrábico.

O infectologista Renne Oliveira explica que existem dois tipos de esquemas de vacina:

  • pré-exposição: apenas para profissionais de categorias que podem estar expostos ao vírus
  • pós-exposição: para qualquer pessoa mordida por um animal

Esquema vacinal:

  • A vacina é aplicada em quatro doses, nos dias 1º, 3º, 7º e 14º após o acidente
  • O esquema de doses varia de acordo com a situação do animal e do tipo e local do ferimento
  • O soro antirrábico é aplicado em dose única no local da ferida

O coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Clarício Bugarim, afirmou que o SUS também disponibiliza o soro antirrábico em Maceió e no interior.

Unidades de saúde com soro antirrábico em AL:

  • Em Maceió: UPAs do Jacintinho e do Tabuleiro
  • No interior: UPAS de Coruripe, Delmiro Gouveia, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos e Viçosa, Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, Unidades Mistas de Pão de Açúcar e Piranhas e Hospitais Regionais de Porto Calvo, Santana do Ipanema e União dos Palmares.

Concluindo

Se você ou alguém que você conhece for mordido por um animal, não hesite em procurar atendimento médico imediatamente. A prevenção e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações. Para mais informações sobre saúde e prevenção, continue acompanhando nosso blog!