Café com Poesia transforma trânsito em Maceió

Café com Poesia transforma trânsito em Maceió

Iniciativa que une café e poesia

Passageiros do Forene - Trapiche realizam um café da manhã coletivo há mais de um ano. Desde setembro, o encontro também tem contado com poesia.

Uma alternativa para o trânsito

O projeto "Café com Poesia" nasceu como uma alternativa à falta de tempo para a refeição de uma das passageiras. O cheiro da comida acabou sendo um convite irresistível para os outros passageiros que também pegavam a mesma linha. Em setembro do último ano, os passageiros descobriram que uma das passageiras do grupo, Dara Amâncio, escrevia cordéis e poesias.

Momentos de descontração

As quase duas horas de engarrafamento não precisam mais ser estressantes para os usuários da linha de ônibus 615 Forene - Trapiche. Isso porque eles realizam um café da manhã coletivo com muita alegria e descontração. O encontro diário, que surgiu a partir da falta de tempo para as refeições, agora conta até com comemorações de datas festivas e recitais de poesia.

A ideia do café surgiu quando uma passageira decidiu fazer a refeição no ônibus, e o aroma da comida se tornou irresistível para os outros. Assim, todos começaram a trazer algo para o banquete.

Organização e poesia

A organização logo se tornou necessária e rapidamente formaram um grupo no WhatsApp, que serve não só para decidir o que cada um levaria no dia seguinte, mas também para informar sobre o itinerário e a localização do ônibus. Durante o Setembro Amarelo, Dara recitou um cordel sobre saúde mental e encantou os colegas. Desde então, é comum que o café venha acompanhado de poesia.

"Depois do café com poesia, o trajeto de quase duas horas ficou tão mais leve que às vezes nem lembramos que estamos enfrentando um engarrafamento", comentou Dara. Ela também compartilha os momentos em suas redes sociais, onde posta vídeos semanais dos encontros de comunhão e poesia que ocorrem no coletivo.

Palavras que tocam o coração

Dara expressa sua gratidão pela participação no grupo: "Me sinto realizada, estou fazendo o que mais amo e, acima de tudo, deixando o dia mais leve para o povo trabalhador."

Poesia no cotidiano

O G1 AL separou um trecho de Dara recitando uma de suas poesias durante um encontro do grupo. Confira abaixo!

"Deus não desiste da gente
O que quer que aconteça
Erga sempre a cabeça
Nunca pare de sonhar"