Brasileiros em Zurique enfrentam cancelamento de voo

Brasileiros em Zurique enfrentam cancelamento de voo

Cancelamento do Voo e Falta de Suporte

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Um grupo de 31 brasileiros denuncia que está há mais de dez horas sem suporte da companhia aérea no aeroporto de Zurique, na Suíça, após o cancelamento de seu voo para Londres. O grupo chegou ao local às 6h50, com o voo marcado para 10h10. Contudo, a companhia aérea apenas lhes ofereceu um voucher de 30 francos suíços (cerca de R$ 194,53). "Não ofereceram nada além do voucher, nem hospedagem", declarou a empresária Thaís Araújo Costa.

Os brasileiros, que estudam inglês juntos, estavam em uma viagem de turismo pela Europa, e Londres constituía o segundo destino na programação. "Fizemos um roteiro da viagem e iniciamos em Zurique. Chegou o momento de irmos para Londres, nosso voo estava agendado para 10h10. Já estávamos aqui quando recebemos uma mensagem da British Airways informando para não irmos até o aeroporto, pois receberíamos mais informações. Entretanto, todos sabem que, para voos internacionais, é preciso chegar com três horas de antecedência", comentou Thaís.

Falta de Informação e Suporte

O grupo relatou que os funcionários da companhia aérea deixaram o balcão de informações. "Colocaram pessoas que trabalham no aeroporto que não podiam nos dar informações de como proceder", lamentou a brasileira. Thaís também destacou que o e-mail informando sobre o cancelamento do voo somente chegou às 9h44, três horas após sua chegada ao aeroporto.

"Deram uma outra opção de voo que, ao clicarmos, não conseguimos confirmar, pois o sistema estava instável. Ninguém quis fornecer informações. Depois, nos chamaram e nos deram um voucher de 30 francos suíços, mas não informaram como proceder. Não havia ninguém aqui no aeroporto para dar suporte", criticou a empresária.

Alguns membros do grupo decidiram deixar o aeroporto, enquanto outros permaneceram aguardando. Thaís e mais dez pessoas continuam no local, tentando embarcar para Londres de ônibus. "Estamos aguardando o ônibus para ir para Londres. Conseguimos um ônibus que leva 24 horas; estamos tentando minimizar os impactos financeiros que tivemos na viagem", afirmou.

Incêndio Interrompe Operações no Aeroporto de Heathrow

Além dos problemas enfrentados pelos brasileiros, o aeroporto de Heathrow, em Londres, foi forçado a fechar devido a uma falha de energia causada por um incêndio em uma subestação elétrica. O incidente afetou mais de 1.300 voos e quase 300 mil passageiros, com o terminal informando que deveria operar 1.351 voos durante o dia, mas iria permanecer fechado até a meia-noite. "Os passageiros são aconselhados a não viajar para o aeroporto e devem entrar em contato com sua companhia aérea para obter mais informações", afirmou a administração do aeroporto, que pediu desculpas pelo inconveniente.

O incêndio, que ocorreu nas primeiras horas desta sexta-feira, fez com que várias aeronaves fossem redirecionadas para outros aeroportos no Reino Unido e na Europa, enquanto muitos voos de longa distância simplesmente retornaram ao ponto de partida. As chamas e a intensa fumaça puderam ser vistas no céu durante a noite, e as ruas ao redor do maior aeroporto do Reino Unido estavam praticamente desertas na manhã seguinte, exceto por alguns passageiros que deixavam o local com suas bagagens. Até o momento, a causa do incêndio não foi divulgada, mas o ministro da Energia, Ed Miliband, afirmou que não parece ter sido um ato criminoso.