Arraias mortas são encontradas em praia de Maragogi, AL
22/03/2025, 05:37:43Moradora informou que mais de 70 animais apareceram mortos na manhã dessa sexta.
Mais de 50 arraias da espécie conhecida como "beiço de boi" foram encontradas mortas em uma praia próxima ao povoado São Bento, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH) disse ao g1 que aproximadamente 15 animais foram encontrados. A causa das mortes não foi identificada, mas segundo a Secretaria de Meio Ambiente, os animais foram levados pela maré, e não por redes de pesca. A assessoria de comunicação do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Alagoas informou que está apurando o caso.
Diversas arraias apareceram mortas, na manhã dessa sexta-feira (21), em uma praia próxima ao povoado São Bento, localizado no município de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. De acordo com Isabel Cristina, moradora que registrou o fato, mais de 70 animais foram encontrados (confira o vídeo acima). "Eu fui passear na praia quando vi a quantidade de arraias. Achei até que eram pedras. [A gente] Eram muitas, dezenas estavam espalhadas. Minha irmã que estava filmando. É comum aparecer [arraias mortas no local], mas não nessa quantidade", conta a moradora.
Isabel relata ainda que perto da praia há um manguezal e que, às vezes, uma vala é aberta para a água do mangue escoar até o mar. "Perto de onde aconteceu, tem um manguezal que fica 'fechado', durante muito tempo. Aí o pessoal ‘abre’ o mangue e água, que tem um fedor insuportável e cor escura, vai até o mar. O mangue fica em uma área mais alta que o mar, as pessoas abrem uma vala para ela escoar".
À reportagem do g1 AL, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH) informou por nota, aproximadamente 15 animais. Questionamos a diferença entre a quantidade informada pelo órgão e pela moradora, mas fomos informados que a informação seria checada. Até a publicação dessa matéria, às 11h14, não tivemos retorno sobre os números.
A secretária de Meio Ambiente, Hévine Cláudio, informou que após conversar com moradores da região, a equipe da secretaria foi informada que os animais foram levados pela maré, e não por redes de pesca. Segundo ela, não há indícios de crimes ambientais. A causa das mortes não foi identificada. Hévine relatou ainda que fenômenos semelhantes já foram registrados na região. No mesmo período de 2024, cerca de 10 arraias apareceram mortas no local.
“Ainda não é possível determinar com certeza a causa desse evento, mas fatores ambientais, como correntes marinhas, temperatura da água e aumento da presença de sargaço, podem influenciar esse tipo de ocorrência”, informa um trecho da nota. A assessoria de comunicação do Instituto de Meio Ambiente (IMA) de Alagoas informou que está apurando o caso.
Centenas de arraias aparecem mortas no litoral de São Paulo.
Nota à imprensa: Recebemos relatos sobre a aparição de aproximadamente 15 arraias da espécie conhecida como "boca de gaveta" na praia, em uma área próxima a São Bento. Após conversarmos com moradores locais, foi confirmado que os animais não chegaram à costa devido a uma limpeza de redes, mas sim trazidos pela maré junto com o sargaço. Fenômenos semelhantes já foram registrados na região, inclusive no mesmo período do ano passado, quando cerca de 10 arraias apareceram na mesma área. Ainda não é possível determinar com certeza a causa desse evento, mas fatores ambientais, como correntes marinhas, temperatura da água e aumento da presença de sargaço, podem influenciar esse tipo de ocorrência. Até o momento, não há indícios concretos de crime ambiental. Para qualquer afirmação nesse sentido, seria necessário um estudo mais aprofundado sobre as condições em que essas arraias chegaram à praia. Seguimos acompanhando a situação e reforçamos a importância de evitar o contato direto com os animais, respeitando a vida marinha e contribuindo para a conservação dos ecossistemas costeiros. Atenciosamente, Hévine Cláudio Sec. de meio ambiente e Recursos Hídricos de Maragogi.