Política penedense precisa de renovação já!
20/03/2025, 09:41:37Esse será o caminho sem volta. Um ônibus novo e automatizado não pode ser dirigido por um velho e viciado motorista a usar banguela para economizar combustível quando o posto é nosso.
Se contarmos os tempos, Penedo viveu de 1950 aos anos 1980, meados de 90, entre duas lideranças confirmadas: Alcides Andrade e Raimundo Marinho que aportou em Maceió – ALE – por meio de Dr. Hélio Lopes como deputado estadual, o Consul penedense. Esses são os fatos.
Anos 90 meados de 2000, com a morte do Dr. Raimundo Marinho em 21 de abril de 1985, e o afastamento político de Dr. Alcides, abriram-se as portas para a chegada de novos líderes. Vindo aí Tancredo Pereira que desistiu aos poucos abrindo brecha para Alexandre Toledo chegar pare-passo ao poder municipal, entre 1996 e sequenciando até 2004. Zé Alves foi o tubo de prova.
Com a brecha criada pela não criação de um sucessor de Alexandre Toledo, criou-se a oportunidade de uma nova liderança moldada aos novos tempos, Március Beltrão, que ocupou os espaços abertos pela ausência de uma renovação genuinamente penedense. Ficamos entre Cajueiro, AT, e Santos, dito como de Coruripe, MB. E a tabelinha durou 24 anos. Entre 30 anos de Alcides e Raimundo, e 24 entre AT e MB, Penedo viveu adormecido para novas lideranças.
Eis que em 2020 a Lei da Gravidade – LG – puxou para baixo a Era Beltrão, e por ausência dos Toledo, morte de Alexandre, a reviravolta teve que acontecer. Ninguém mais queria Beltrão, Toledo não existia e tudo se encaminhou para os Lopes. Ronaldo soube esperar, e por mérito mereceu ficar.
Ronaldo Lopes assumiu em 2021 com vitória já determinada com números expressivos contra Ivana e Carlos, trazendo como reflexo de uma grande administração os números sufocantes contra MB em 2024. 15 mil votos de diferença. O sinal verde acendeu para a chegada de novas lideranças.
Falta agora o florescer ou desabrochar de uma nova liderança para as eleições de 2028, podendo essa renovação vir da câmara de vereadores ou da classe política que administra Penedo, para que não voltemos ao passado dos negros acontecimentos.
E o que vai acontecer? Ou da câmara de vereadores virá uma resposta com renovação, ou das figuras que estão se criando como líderes, novos nomes, com comprovadas e decisivas participações na vida pública dos penedenses.
O velocímetro da cidade não permite mais acelerações negativas.