Defesa Civil inspeciona imóveis em Feliz Deserto, AL

Defesa Civil inspeciona imóveis em Feliz Deserto, AL

A vistoria da Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual iniciou nesta quarta-feira (19) uma vistoria em imóveis do Loteamento Paraíso do Sul, localizado na cidade de Feliz Deserto, no litoral sul de Alagoas. O objetivo é averiguar se as rachaduras que surgiram nas residências estão relacionadas à extração de areia realizada por uma mineradora na região.

As equipes da Defesa Civil estão empenhadas em identificar quais imóveis apresentam danos estruturais. A intenção é que todos os imóveis do loteamento sejam vistoriados, além de ouvir os relatos dos moradores sobre a situação.

Posicionamento da mineradora

Por meio de uma nota, a mineradora envolvida no processo afirmou estar confiante de que os resultados da perícia mostrarão que os danos estruturais nas casas não podem ser atribuídos à atividade da empresa, que é realizada de maneira lícita e em conformidade com a legislação ambiental.

Além disso, o Ministério Público Federal (MPF) recomendou que fossem suspensas as atividades de extração de areia em Feliz Deserto até que as consequências para a infraestrutura local sejam devidamente esclarecidas.

Suspensão das atividades de extração

A extração de areia foi suspensa pela Agência Nacional de Mineração (ANM) após o MPF solicitar uma fiscalização da área. Esta ação também incluiu um auto de interdição nos registros de licença da mineradora.

A empresa, em sua defesa, ressalta que as operações na área ainda estão em fase inicial, limitando-se a abertura de estradas e terraplanagem, sem a realização de escavações profundas que poderiam causar erosões ou danos estruturais significativos.

O que vem a seguir

As equipes da Defesa Civil continuarão o trabalho de identificação dos imóveis danificados. Todos os laudos da vistoria devem estar prontos em um prazo de 30 dias, o que permitirá um panorama mais completo sobre a situação.