Justiça Eleitoral cassa mandatos em Piaçabuçu, AL

Justiça Eleitoral cassa mandatos em Piaçabuçu, AL

Decisão da Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos diplomas do prefeito do município de Piaçabuçu, Rymes Lessa (MDB), e do vice-prefeito, Carlos Ronalsa (PSD), eleitos em 2024, por conduta vedada em ano eleitoral e abuso de poder político.

Consequências da cassação

O juiz da 13º Zona Eleitoral de Penedo também declarou Rymes Lessa, Carlos Ronalsa e o ex-prefeito Djalma Beltrão inelegíveis pelo período de oito anos e aplicou multa de R$ 20 mil para cada um.

Ação movida por candidato

A Justiça analisou uma ação movida pelo candidato a prefeito Antonino Coopaiba (PSB), que sustentou que os candidatos a prefeito e vice utilizaram a estrutura administrativa do Município para promover a candidatura de Rymes Lessa, por meio da distribuição de bens de caráter assistencial (alimentos e ovos de Páscoa), custeados com recursos municipais, promovendo sua imagem de forma irregular em ano eleitoral.

Transição de governo

Foi determinado que o presidente da Câmara de Vereadores de Piaçabuçu, Wisney Luiz, assuma interinamente a Prefeitura, garantindo a continuidade da administração. O magistrado também determinou que, após o trânsito em julgado, Rymes Lessa e Carlos Ronalsa deverão ser afastados imediatamente dos cargos de prefeito e vice-prefeito, e os candidatos que ficaram em segundo lugar nas eleições de 2024, Kayro Cristóvão Castro dos Santos e Diego Ramos Calumby, deverão assumir como prefeito e vice-prefeito.

Conclusão

A decisão da Justiça Eleitoral em Piaçabuçu destaca a seriedade das regras eleitorais e a necessidade de respeitar a legislação durante processos eleitorais. Para mais detalhes sobre o desenrolar dessa situação, continue acompanhando nosso blog.