Cachorro vítima de maus-tratos é adotado em Marechal Deodoro
19/03/2025, 05:30:15O cachorro que aparece em um vídeo sendo forçado pela tutora a inalar fumaça foi adotado e ganhou uma nova família. O caso aconteceu em Marechal Deodoro, região metropolitana de Maceió. A mulher que aparece nas imagens foi localizada e ouvida pela Polícia Civil nesta segunda-feira (17). Ela pode ser indiciada pelo crime de maus-tratos.
Logo após a repercussão do vídeo, o deputado Leonam Pinheiro, que atua na causa animal, resgatou o cachorro, chamado de Tom. Ele passou por banho, tosa e foi colocado para adoção. Não demorou muito para ele ganhar um novo lar, onde foi acolhido com muito carinho.
“Tenho certeza absoluta que outra situação como essa jamais ele vai passar”, disse Leonam em um vídeo gravado logo após o resgate.
Risco para o animal
Mulher é procurada após forçar cachorro a inalar substância em Marechal Deodoro.
Em entrevista ao g1 AL, a médica veterinária Ananda Almeida alertou para os riscos que os cães correm ao inalar fumaça de substâncias psicoativas como a maconha. A inalação de fumaça pode causar sérios danos à saúde dos animais. Os efeitos que a gente pode observar nos cães são sinais neurológicos, como desorientação, tremores e até convulsões. Dependendo da quantidade inalada, o animal pode precisar de atendimento veterinário para evitar complicações fatais”, disse.
Ananda listou ainda sintomas psicológicos. “Os cães não compreendem o que está acontecendo e podem desenvolver medo, ansiedade, além do estresse momentâneo. Esse tipo de conduta se configura maus-tratos e deve ser denunciada”.