Prefeitura de Penedo remove sinos da Catedral Diocesana como medida de prevenção

Mais uma prova e constatação da necessária presença do Corpo de Bombeiro Militar em Penedo em defesa da segurança da população.

Prefeitura de Penedo remove sinos da Catedral Diocesana como medida de prevenção

As celebrações na Catedral Diocesana de Penedo foram retomadas no início da noite desta quinta-feira, 07, uma semana após a interdição de uma das torres e parte do interior da igreja de Nossa Senhora do Rosário.

A medida da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil adotada na sexta-feira, 28, atendeu recomendação do Iphan Alagoas, órgão que havia orientado sobre a não utilização dos sinos devido aos riscos relacionados com a sustentação, segundo o Padre Samuel Ventura.

O pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário solicitou estudo técnico mais recente sobre a estrutura e os sinos, análise que apontou a necessidade de remoção das três peças de aço instaladas no alto da torre do lado da Rua Fernandes de Barros.

A Prefeitura de Penedo atuou efetivamente nos serviços, por meio da Defesa Civil e da Seinfra, incluindo empresa especializada na operação

sino catedral.jpg

 que interditou o trânsito no entorno da catedral. 

Os procedimentos foram iniciados com a remoção de um enxame de abelhas da torre, retirado por apicultor. Em seguida, o sino principal – com peso estimado em mais de uma tonelada – foi preparado para ser retirado após o desmonte do seu suporte de sustentação.

Os outros dois sinos de menor tamanho e peso também foram removidos e transferidos para a casa paroquial, local onde também serão realizados os serviços de restauro.

“O nosso governo também tem esse cuidado com o patrimônio que é do povo de Penedo, tanto que uma das primeiras medidas que nós tomamos, ainda no início da nossa primeira gestão, foi recuperar monumentos históricos, bustos e estátuas de personagens fundamentais da história de Penedo. E o que estiver ao nosso alcance nós continuaremos fazendo para preservar a nossa história”, afirma o Prefeito Ronaldo Lopes. 

Creditos: Autor: Texto Fernando Vinícius Jornalista PMP e imagens de Ricardo Alves com drone