Apologia ao meu neto Raul Feitosa Gomes Minas Lopes
08/03/2025, 09:55:35Divido esse sentimento com os demais avós, e com os pais Kim e Mayra que mais novos que esse redator muito me deram de ensinamentos com suas vidas e peripécias.
Apologia é o ato de elogiar com ênfase ou se fazer defesa apaixonada. Sou apaixonado pelos meus netos.

Raulzinho como carinhosamente o chamo, é o meu primeiro neto de uma linhagem de quatro. Raul, Manuel, João Guilherme e Bernardo.
E quando o vejo praticando um esporte que depende muito da Física, tipos de equilíbrio, sempre brigando contra o tempo de exposição ao ar ou mesmo em leve contato com a terra, vejo-o em busca do seu sucesso, que pode ser apenas seu, mas sempre junto ao meu orgulho.
Ser Skatista nos dias atuais é praticar a leveza entre a terra e o ar entre saltos milimetricamente planejados que podem dar certo ou não. Mas que vale a pena tentar.
É estar livre dos riscos da vida moderna na qual milhões de jovens enveredaram e ainda enveredam por tortuosos caminhos que sequestram famílias inteiras para o sofrimento e abismo das drogas. Raulzinho e seus amigos estão longe disso, e graças ao Skate.
Vê-lo em fotos brincando com o controle do tempo enquanto voa ao encontro do vento mesmo que ainda que em leve contato com a terra,

ou em saltos mirabolantes que desafiam o equilíbrio estável da Física, me deixa feliz em saber que o vento, o tempo e o pensamento lhe são as companhias preenchendo o cérebro com coisa boas. Adrenalina pura, alegria inocente de pura saúde.
Sou admirador também da sua visão de mundo quando declara amor de irmão aos seus colegas de Skate que se socializam

convergindo para um mesmo pensamento. E convoco aos pais e familiares de todos eles, a participarem dessa viagem dando-lhes apoio por estarem livres e soltos das amarras de um mundo cruel, de relações conflitantes entre as pessoas, de presença dos males da ansiedade e da depressão, quando no momento deles nada disso os afeta. São jovens.
Amo os meus netos, e por eles tudo farei para que cheguem às suas vidas adultas saudáveis e com direito a terem em seus passados a lembrança de um avô presente como nossos pais.