Liesa explica 'erros de digitação' nas notas do Carnaval
07/03/2025, 13:40:16Liesa esclarece os 'erros de digitação'
No mapa divulgado pela Liesa, a Grande Rio aparece com três notas 10 e uma nota 9,9 no quesito bateria. No entanto, durante o anúncio oficial das notas, que foi transmitido ao vivo na tarde de quarta, a Grande Rio recebeu dois 10 e dois 9,9 nesse quesito.
A Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) afirmou que houve "pequenos erros de digitação" e negou qualquer "divergência" nas notas do Grupo Especial do Carnaval do Rio.
Mais cedo nesta quinta-feira (6), a Liesa havia divulgado o mapa da apuração das notas com inconsistências nas pontuações da Grande Rio, dando a entender que a agremiação de Caxias teria sido a campeã, em vez da Beija-Flor. A Grande Rio afirmou que questionará essas "inconsistências".
A Liesa destacou que as pontuações divergentes da Grande Rio no mapa, em relação àquelas anunciadas durante a leitura das notas anteriormente, foram devido a "um erro de digitação". "Ocorreu a divulgação equivocada do mapa de notas do Rio Carnaval 2025, com alterações nas notas das agremiações Estação Primeira de Mangueira e Acadêmicos do Grande Rio no quesito bateria", informou a Liga.
A organização pediu desculpas "pelo transtorno a toda a comunidade do Carnaval". "As notas já estão corrigidas e as justificativas divulgadas em nosso site oficial", completou.
A Liesa também divulgou uma foto das notas atribuídas pelos jurados no quesito bateria. Nas imagens, é possível verificar que a Grande Rio recebeu duas notas 10 e duas notas 9,9, conforme havia sido anunciado inicialmente. As justificativas dos jurados para as notas com decréscimos mencionam problemas sonoros da bateria da agremiação. A Grande Rio, por sua vez, indicou que irá questionar o resultado que conferiu a vitória à Beija-Flor. A agremiação de Caxias ressaltou que as "inconsistências" foram notadas no site oficial da Liesa "referente às notas do quesito bateria divulgadas durante a apuração do Grupo Especial".
A Grande Rio afirma que isso "interfere diretamente no somatório oficial de notas da apuração, que também foi divulgado de forma inconsistente no site oficial da Liesa". Em nota, a agremiação informou que com a nota divulgada, seu somatório correto seria de 270 pontos, o que igualaria a pontuação da Beija-Flor e resultaria em um empate entre as escolas, sagrando ambas como campeãs do Rio Carnaval 2025.
O questionamento sobre as inconsistências será feito durante a plenária oficial da Liesa com as escolas do Grupo Especial nesta sexta-feira (7). "Desde já, reiteramos nosso total respeito à entidade, nossas coirmãs e, principalmente, à comunidade e torcedores da nossa escola. Estamos sempre em busca de esclarecimentos de todo e qualquer fato que possa impactar a transparência do nosso Carnaval", finalizou a agremiação.
Erros de digitação nos resultados
No mapa divulgado pela Liesa, a Grande Rio foi confirmada com três notas 10 e uma nota 9,9 no quesito bateria. Contudo, durante o anúncio oficial das notas transmitido ao vivo na tarde de quarta, a Grande Rio obteve dois 10 e dois 9,9.
O erro de digitação da Liesa ocorreu na nota da última jurada. No quesito bateria, a Grande Rio recebeu 10 do primeiro julgador, 9,9 do segundo, 10 do terceiro e 9,9 da última jurada, e não 10 como registrado erradamente pela Liesa em seu mapa de notas.
Se a Grande Rio tivesse alcançado três notas 10 e apenas um 9,9 no quesito bateria, a escola teria empatado em primeiro lugar com a Beija-Flor. No entanto, no quesito desempate, a agremiação de Caxias teria superado a escola de Nilópolis e conquistado o bicampeonato. Mas, isso não ocorreu.
A Liesa excluiu o mapa anteriormente divulgado e publicou uma versão retificada. No novo mapa, a Grande Rio aparece com apenas dois 10 na avaliação de sua bateria, não três.
Desempenho nas notas finais
A Grande Rio perdeu o título por um décimo. A agremiação de Caxias somou 269,9 pontos, enquanto a Beija-Flor contabilizou 270 pontos.
A diferença entre as escolas ocorreu no quesito bateria. A Beija-Flor recebeu quatro notas 10, mas como uma nota é descartada, somou 30 pontos. A Grande Rio, por sua vez, obteve duas notas 10 e duas notas 9,9. Considerando o descarte de uma nota, a pontuação final foi de 29,9.
A Beija-Flor pontuou com a nota máxima, 30, em todos os nove quesitos. A Grande Rio, por sua vez, alcançou a nota máxima em oito requisitos, mas perdeu um décimo devido à avaliação de sua bateria pelos jurados.
Caso as duas escolas tivessem empatado em primeiro lugar, a Grande Rio seria campeã no critério de desempate. Este, ao levar em consideração a ordem, mostraria que ambas as escolas empataram com nota máxima na Comissão de Frente, Samba-enredo, Fantasia e Evolução. No próximo critério de desempate, Alegorias e adereços, a Beija-Flor teve um 9,9 que foi descartado no final, enquanto a Grande Rio acumulou quatro 10, com o descarte de um 10. Portanto, a escola de Caxias teria sido a campeã.
Após o resultado, o mestre de bateria da Grande Rio, Fafa, chegou a pedir desculpas publicamente nas redes sociais, sendo apoiado pela rainha de bateria da escola, Paolla Oliveira, que elogiou seu trabalho.
É importante ressaltar que a apuração do Grupo Especial deste ano no Rio teve outra polêmica: uma jurada "esqueceu" de dar notas para três escolas no quesito samba-enredo, embora isso não tenha alterado o resultado final.