Luiz Dantas: secretário de fazenda, deputado federal, deputado estadual
06/03/2025, 09:28:20Em sua primeira eleição para deputado federal fiz parte da campanha em Penedo junto a Lúcia do SESP, Bá e outras poucas lideranças que deram a Luiz Dantas votos significativos dentro do colégio eleitoral penedense.
Com uma carreira política invertida se comparada a outros tantos políticos que primeiro galgaram cargos eletivos para depois secretariarem a governos, Luiz Dantas também foi primeiro deputado federal para depois ser deputado estadual. E como tal presidente da ALE.
Secretário de fazenda dos governos Fernando Collor e Moacir Andrade, teve sob seu condão dois momentos distintos: com Collor governador e candidato a presidente da república teve que descobrir um santo para cobrir outro, e com Moacir Andrade, tempo em que permaneceu secretário, tempo com as burras cheias pelo presidente da república Fernando Color de Mello.
Discreto, porém operante, fez da sua vida pública um legado por firmes posicionamentos em presidência da Assembleia Legislativa do Estado – ALE – e na última das funções que exercia como chancelador da Casa Tavares Bastos, de onde sai de cena com a sua morte.
Pai do governador Paulo Dantas com que divergiu durante o pleito eleitoral, todavia, com ferida cicatrizada segundo o jornalista Ricardo Mota, que cobre a política estadual com propriedade desses fatos.
Austeridade era uma das suas marcas que se confundia com semblante sempre sério e de raros sorrisos, qual sertanejo que serviu de elo de ligação da política dividia no sertão dos tempos dos Coronéis.
Se fossemos definir Luiz Dantas, diríamos que foi mais um aglutinador e pacificador, que mesmo o que muitos por aí definem diferentemente deste redator cuja memória é a sua maior companhia.