Projeto de vôlei na Ufal transforma vidas de jovens alagoanos

Projeto de vôlei na Ufal transforma vidas de jovens alagoanos

Projeto Fábrica Coletiva de Talentos

O projeto de voleibol Fábrica Coletiva de Talentos (FCT) está abrindo espaço para jovens alagoanos. Desde 2014, o FCT descobre atletas não só para o esporte, como também para a vida acadêmica, impulsionando garotos a estudar e ingressar na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Crescimento e Objetivos

O FCT começou como um projeto de atletismo, voleibol, basquete e handebol, e depois se concentrou no vôlei. Hoje, alagoanos estão sendo cobiçados e até reforçando times de Minas Gerais.

Treinador do FCT, Higor Spineli saiu justamente de Minas para trabalhar com um projeto que tinha a duração de dois anos. Porém, até hoje ele vive em Maceió, dando continuidade ao trabalho na Ufal.

- Os objetivos do projeto sempre foram dois: primeiro, descobrir talentos e tentar exportar esses meninos para um clube maior, para uma proposta mais ampliada que pudesse tornar eles profissionais do esporte. E, em segunda instância, não menos importante, nosso objetivo também é aproximar esses meninos do ensino superior, aproximá-los da universidade para que eles possam pensar em ter um ensino superior como um futuro profissional.

Resultados e Conquistas

Ao ser perguntado se a meta do projeto está sendo cumprida, Higor disse que se sente realizado ao ver que mais de 110 jovens que passaram pelo FCT entraram em universidades e seguiram uma vida acadêmica.

- Fico feliz em proporcionar a esses meninos uma realidade que eu não tinha. E isso é como se fosse uma missão de vida. É uma maravilha poder mostrar para eles que existem realidades diferentes e não só aquilo que eles acham que podem e que eles têm disponível para a vida.

Este ano, por exemplo, dois atletas do FCT ingressaram na Ufal, Jadson Matias e Arthur Gabriel, de 21 e 17 anos, respectivamente.

O trabalho de revelar atletas no voleibol também vem ganhando força e, só neste ano, o FCT levou quatro jovens para Minas. O levantador Guilherme de Mattos, de apenas 13 anos, vai jogar pelo Praia Clube. Ravell Júlio e Gabriel Soares, ambos com 16 anos, e Pedro Henrique, de 17, atuarão no Itapagipe.

Expectativas dos Atletas

Gabriel Soares e Ravell Júlio fecham com o Itapagipe.

O central Ravell comentou sobre a chance de atuar pela primeira vez em um clube de fora do seu estado.

- Minha expectativa é muito grande por ser em outro estado, outro time, outras pessoas, outro técnico, outra cultura. Agora é só se dedicar e ter o foco durante todo esse ano e, apesar de estar longe da família, sempre focar para poder conquistar o melhor.

Segundo Higor, se depender dele, os atletas revelados logo serão seus sucessores.

- Eu pretendo que o projeto cresça ainda mais. Pretendo ver esses meninos voltarem para o FCT como profissionais, assumirem o meu lugar como treinador e fazer isso aqui virar uma realidade, e cada vez mais ampliar. Esse é um sonho que eu tenho.

Próximos Passos e Competições

Neste ano, o FCT treina para disputar o Alagoano sub-21, sub-18 e sub-16, além da Taça Maurício Borges e da Copa Nordeste. O time masculino busca ainda o acesso à Superliga C para participar pela primeira vez de um campeonato nacional.