Erika Hilton representa Xica Manicongo no Carnaval
05/03/2025, 11:00:46Representação no Carnaval
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou que se sente "vingando" Xica Manicongo ao representá-la na Sapucaí. Hilton participou da comissão de frente da Paraíso do Tuiuti, segunda escola que desfilou nesta terça-feira (4). A deputada representou a primeira travesti não indígena documentada no Brasil. Xica foi condenada à fogueira no século 16.
Mensagem de luta
"Não acho que vamos acordar amanhã com as pessoas compreendendo mais e tratando com mais dignidade os corpos travestis. Mas vamos ter a certeza que o Carnaval fez um trabalho de denunciar a violência contra nós", afirma a deputada. "Tenho um sentimento de vingança contra aqueles que tentaram fazer com que a gente não existisse", diz Hilton. "O país vai descobrir que Xica Manicongo ainda existe, vive na fumaça e segue de pé".
A luta continua
A comissão de frente da Tuiuti terá a representação de Xica e outras travestis que trabalham nas ruas para sobreviver e são alvos de perseguidores.
Convite à reflexão
Essa apresentação não é apenas uma festividade, mas uma oportunidade de reflexão sobre a luta e a dignidade das pessoas travestis no Brasil. Faça parte dessa discussão e compartilhe suas opiniões sobre a importância da representação no Carnaval.