Vai-Vai realiza desfile emocionante em homenagem a Zé Celso
02/03/2025, 16:39:16Uma homenagem especial no carnaval de São Paulo
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Quem nunca viu o samba amanhecer, vai no Bexiga pra ver". Foi com esses versos que o Vai-Vai encerrou o desfile em homenagem ao dramaturgo José Celso Martinez, o Zé Celso, que faleceu em um incêndio em 2023, já com o sol nascendo.
Zé e Vai-Vai têm uma relação profunda com o bairro do Bixiga, no centro de São Paulo. Ali foi fundado o Teatro Oficina, que rompeu os limites tradicionais do teatro brasileiro. Nos mesmos quarteirões, nasceu a maior campeã das escolas de samba de São Paulo.
No sambódromo, fotografias, fantasias e carros alegóricos celebraram o dramaturgo que desafiou as tradições clássicas da dramaturgia. O desfile "passeou" pela obra do autor nas alas e encerrou dentro do tempo delimitado, com comemorações ao fechar dos portões.
A escola de samba não possui uma sede desde 2021, quando foi desapropriada e demolida para a construção da estação Praça 14 Bis, parte da futura linha 6-laranja do metrô. A Vai-Vai, no entanto, continuou realizando seus ensaios nas ruas e empolgou os moradores do Bixiga. Entre os destaques do desfile, esteve a rainha de bateria Luciana Gimenez, à frente da "Pegada de Macaco", como é conhecida a bateria do Vai-Vai, uma escola que conta com 95 anos de tradição e já conquistou 15 títulos do carnaval paulistano.