Avalanche nos Himalaias deixa 41 desaparecidos e 16 resgatados
28/02/2025, 13:34:49Avalanche nos Himalaias
Um evento trágico ocorreu nos Himalaias, onde pelo menos 41 pessoas estão desaparecidas após serem arrastadas por uma avalanche, nesta sexta-feira (28), na região montanhosa de Chamoli, no norte da Índia. De acordo com a Sky News, o incidente ocorreu nas proximidades de estaleiros de construção. Inicialmente, a polícia informou que 57 pessoas estavam desaparecidas, mas 16 delas já foram resgatadas.
O ministro-chefe do estado de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, afirmou em declaração à imprensa: "Um total de 57 trabalhadores do departamento de estradas de fronteira da Índia ficou soterrado após ocorrer uma avalancha. Entretanto, 16 destes já foram resgatados".
Das pessoas resgatadas, cinco se encontram em estado grave e estão sendo transportadas para uma instalação militar para tratamento. O repórter da Sky News destacou que o exército indiano está colaborando com os serviços de resgate, contando com cerca de 150 militares. Contudo, a operação de resgate enfrenta desafios devido às condições climáticas adversas. O magistrado do distrito de Chamoli, Sandeep Tiwari, informou que "neste momento, a operação de resgate é lenta porque estamos enfrentando dificuldades devido à chuva" e que as equipes aguardam uma melhora no tempo para acelerar os esforços de resgate.
A área montanhosa no oeste dos Himalaias, a 20 quilômetros da fronteira com a China, foi atingida por intensas precipitações nas últimas horas e continua em alerta laranja, conforme o último relatório do departamento meteorológico indiano (IMD, na sigla em inglês).
De acordo com C.R. Meena, engenheiro chefe do departamento de estradas de fronteira da Índia, várias ambulâncias foram enviadas, mas a equipe de resgate enfrenta dificuldades para chegar ao local do incidente. As avalanchas e tempestades de neve são os maiores perigos na região, que atrai visitantes interessados em suas paisagens e atividades de montanha. Em um incidente anterior, pelo menos nove turistas morreram nos Himalaias indianos em junho do ano passado, após ficarem presos em uma tempestade de neve por quase 48 horas.
Os acidentes durante a construção de infraestruturas são frequentes na Índia, onde as condições muitas vezes não atendem aos padrões de segurança.