Negociações para criação de SAF no CSA avançam com investidores
01/03/2025, 06:44:09Max Mendes diz que decisão exige estudo e detalha como foi a visita de investidores
CSA recebe grupo de investidores no CT Gustavo Paiva
O CSA comemora os bons resultados na Copa do Nordeste e, ao mesmo tempo, avança no processo de transformação numa Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Gerente de marketing do clube, Max Mendes bateu um papo longo com o ge nesta quinta e detalhou como o assunto vem sendo tratado.
Na última terça-feira, um grupo de investidores da XP esteve no CT Gustavo Paiva para conhecer as instalações e debater com a comissão azulina.
Como foi o contato com o pessoal da XP?
- O contato começou ainda no ano passado, por volta da Confut, em Fortaleza... A nossa reunião de fato foi em outubro e novembro do ano passado. Fizemos a apresentação do clube, contamos sua história, localização, a cidade de Maceió, todos os dados que são pertinentes para que os investidores possam se interessar a participar de um investimento de um clube de futebol. Desde então, temos um grupo de trabalho que vamos verificando algumas condições, documentos... O CSA sai na frente já por estar em RJ (recuperação judicial), isso faz com o que clube praticamente não tenha dívidas e, mesmo assim, a dívida do CSA hoje, talvez, seja uma das menores em relação aos clubes do Brasil. Nós possuímos todas as certidões, então isso facilita muito para que o clube seja um produto interessante.
Após esse contato, há um prazo estimado para os investidores apresentarem uma proposta?
- O prazo começou a correr desde outubro ou novembro do ano passado. Mas o prazo que nós temos é indefinido. Nós temos reuniões internas que vamos definir qual a modalidade de SAF que o CSA pode encaminhar, porque existem várias modalidades, temos vários exemplos aqui no Brasil, como clubes que são majoritários na SAF. Ainda, assim, existem outras modalidades que não são SAF, de investimentos imobiliários, por exemplo. Tudo isso está sendo estudado, discutido internamente com a executiva e também já com o envolvimento do conselho porque precisamos atualizar o nosso estatuto, já para prever a criação de um CSA SAF.
O CSA estudou o valor da marca para discutir eventuais propostas de investidores?
- Fizemos esse estudo da marca do CSA, não somente a questão imobiliária, do seu centro de treinamento, como também a marca CSA, da sua torcida, da sua história, da sua tradição, principalmente da nossa estrutura, que foi bastante elogiada... Inclusive, eles trouxeram um auxiliar de um técnico dos mais famosos do país e que também já foi técnico de seleções de fora do país, que não podemos revelar o nome. Eles fizeram a avaliação de todo o espaço do clube e, talvez, logicamente, a proposta caminhando, os investidores aprovando, o CSA pode ter aí um destaque nacional por ter um espaço único, que pode ter arena multiuso, um CT profissional e o CT da base, tudo num espaço só. Essa foi a avaliação do consultou que acompanhou a XP nessa visita.
O que o CSA ainda precisa fazer para se tornar uma SAF?
- Os próximos passos são a discussão interna da diretoria executiva pela modalidade, logicamente, com seus conselhos fiscal e deliberativo, qual a modalidade é melhor para o CSA dentro de uma SAF, sendo o CSA associação, o clube como majoritário ou como investidor majoritário... O modelo de gestão que vai ser aplicado, se é só negócio ou mais humanizado, como é a minha visão. Nós temos que ter a alma do clube dentro do modelo de gestão, com os investidores, ou ainda assim, quem sabe, os investidores que venham fazer investimentos no clube e tenham um concessão pra uso, por exemplo, da arena. Tudo isso está em discussão e a XP está nos auxiliando para que possamos tomar a melhor decisão. O próximo passo é o CSA criar o CSA/SAF. Ela já pode ser criada agora e não ter, por enquanto, o seu caminhar. Ela fica pronta enquanto nós estamos fazendo os estudos e organizando para tomar a decisão no momento certo.
- Lembrando que o CSA hoje está na Série C, mas ele se considera de porte de Série B, e isso nós podemos, esse é o objetivo da diretoria, tentar conseguir uma das quatro vagas pra conseguir voltar à Série B. Isso valoriza muito mais a marca e, principalmente, o retorno financeiro que os investidores têm devido às transmissões e as oportunidades de patrocínio, que são bem maiores numa Série B.
Como tem sido a postura do Conselho Deliberativo quanto ao assunto?
- A postura do Conselho Deliberativo tem sido de parceria. Era um assunto que já vinha sendo discutido em outras reuniões, lembro bem que o próprio conselheiro Silvio Camelo já tinha trazido para Alagoas, não só para o CSA, mas para outros clubes também, um especialista para discutir essa questão da SAF. E esse assunto tem sido discutido pelo conselho em algumas reuniões. Então, eu tenho certeza que dentro da executiva, dentro dos conselhos deliberativo e fiscal, existem azulinos que estão querendo o melhor para o clube. Logicamente, cada um com o seu pensamento, de tipo de SAF, de modalidade, de investimento, e tenho certeza que nessas reuniões vamos chegar ao consenso da melhor modalidade.
Chegando uma proposta de SAF, quem decide é o conselho, através de assembleia-geral?
- É uma questão mais jurídica, mas, no meu entendimento, quem faz a proposição para que o clube possa se tornar SAF é a direção executiva. Isso vai ser levado ao Conselho Deliberativo, que vai submeter a uma assembleia geral para decidir se a gente vai caminhar pra esse processo ou não.
Que mensagem você deixa ao torcedor do CSA sobre esse processo?
- O que eu posso acrescentar é que não é fácil. É um assunto controverso, não é fácil tomar uma decisão que pode mudar a vida do clube dessa data em diante, é uma decisão muito importante na vida do CSA. Exige muita responsabilidade, calma e estudo para que seja feita a melhor modalidade para que o clube possa somente crescer. Esse é o intuito. O CSA é uma marca do futebol brasileiro, umas das melhores marcas que temos, o alagoano precisa dar mais valor às nossas marcas, nós somos muito fortes, precisamos estar mais unidos e tenho certeza que o CSA vai escolher a melhor solução, modalidade de investimento, para que o clube fique mais forte e possa galgar degraus ainda maiores.
- Apenas dizer ao torcedor que não é algo da noite para o dia, exige muita responsabilidade, pesquisa, estudo, discussão, pra que a gente não possa tomar uma decisão afobada e, sim, uma decisão com muita responsabilidade. O CSA tem sido procurado por outras também, no momento, a gente não pode revelar, mas já tiveram outras tratativas, já tiveram reunidas aqui no CT e estamos à disposição para escutar e, assim, decidir o melhor pro clube.