Alagoano Albino dos Santos é um dos maiores serial killers do Brasil
26/02/2025, 09:35:23Alagoano com crimes impressionantes
A Polícia Civil de Alagoas (PC-AL) apresentou, em uma coletiva de imprensa, detalhes sobre os crimes atribuídos a Albino Santos de Lima, que agora é responsável por 18 homicídios e mais seis tentativas. Esse número o coloca entre os cinco maiores serial killers do Brasil. O delegado Gilson Rêgo informou que a investigação mostrou que as pistas para esses crimes foram descobertas através de arquivos encontrados no celular de Albino. "Encontramos diversos arquivos relacionados não somente aos crimes mais recentes, de 2023 e 2024, mas também homicídios ocorridos em 2019 e 2020 na parte alta da cidade", disse Rêgo.
Inquéritos reabertos devido a novas evidências
O delegado também ressaltou que, durante os últimos três meses, as investigações foram intensificadas e vários inquéritos precisaram ser reabertos. "Elucidamos 8 homicídios consumados, todos qualificados, além de três tentativas de homicídio. Conseguimos também provas técnicas que foram essenciais para aprofundar o caso. A Polícia Científica constatou que em sete das vítimas, os projéteis encontrados foram disparados pela mesma arma, um revólver calibre 38", acrescentou.
Imagens reveladoras
Durante a reabertura das investigações, a defesa encontrou um vídeo do assassinato de Alisson Santos Silva, que ocorreu em outubro de 2019. Albino foi reconhecido pelas provas visuais e, segundo o delegado, foi confrontado com essas evidências. "Ele resolveu confessar todos os crimes: esses oito homicídios e as três tentativas", informou o delegado.
Como ocorriam os crimes
O modus operandi de Albino apresentou semelhanças significativas nos casos antigos e recentes. De acordo com as investigações, ele frequentemente atuava sozinho, utilizando balaclava, e adaptava seu horário de ataque com precisão, principalmente durante o dia, mas em momentos de pouca movimentação. Enquanto nos crimes mais antigos ele utilizava um revólver de calibre 38, nas ações mais recentes, ele optou por uma pistola de calibre 380, que já foi encontrada pela polícia.
Monitoramento das vítimas pela internet
Gilson Rêgo destacou que Albino estava atento ao comportamento das suas vítimas mais recentes pelas redes sociais, especificamente pelo Instagram. Já nos crimes anteriores, ele monitorava presencialmente, utilizando táticas de "trabalho de campo".
Perfil das vítimas
A análise da PC-AL revelou que, entre as vítimas de 2019 e 2020, estavam três mulheres e cinco homens. As mulheres eram idosas, incluindo uma de 71 anos, e um perfil semelhante se repetiu nas vítimas mais atuais, que eram jovens. O alvo inicial de Albino, uma mulher idosa chamada D. Genilda, foi escolhido por ele por questões pessoais. "Ele alegou que ela era complicada na vizinhança e que não gostava dela", detalhou o delegado.
Um predador friamente calculista
O delegado reforçou que Albino demonstrou um comportamento frio e calculista ao confessar 16 de seus crimes com detalhes inquietantes. "Ele é um predador. Não demonstra qualquer arrependimento. Até mesmo conhecia informações específicas sobre cada ataque, incluindo o número de disparos e a localização dos corpos", finalizou Gilson Rêgo. Este caso representa um marco significativo para a segurança pública, não apenas em Alagoas, mas em todo o Brasil.