Nasa revela chances do asteroide 2024 YR4 atingir a Terra

Nasa revela chances do asteroide 2024 YR4 atingir a Terra

Novo Cenário para o Asteroide 2024 YR4


Novas medições da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), divulgadas na madrugada desta quinta-feira (20/2), indicam uma redução no risco de o asteroide 2024 YR4 atingir a Terra em 2032. Após as chances atingirem 3,1% na terça-feira (18/2), a probabilidade de o pedregulho colidir com o nosso planeta, mais especificamente em 22 de dezembro, caiu para 1,5%. Isso significa que a cada 67 aproximações da rocha, uma seria potencialmente perigosa.


Avaliação da Nível de Risco


O asteroide, no entanto, permanece no nível 3 na escala de Torino, que mede o risco de impacto em consideração à força de energia liberada em caso de colisão em um cenário de até 100 anos. Embora essa possibilidade seja considerada baixa — com 98,5% de chances do asteroide não impactar a Terra —, a situação levou à ativação do protocolo de defesa planetária.


Na escala de Torino, o nível 0 representa asteroides que não oferecem risco algum, enquanto o nível 10 envolve asteroides com colisão certa e potencial de destruição global, que pode ameaçar a vida humana. Em geral, as chances de impacto tendem a ser maiores no início, mas eventualmente caem para zero, fazendo com que o YR4 esteja fora da margem de risco habitual.


Possíveis Locais de Impacto


Embora a probabilidade de impacto seja baixa, um asteroide desse porte pode causar danos significativos na área de colisão e arredores. Contudo, a média de ocorrências desse tipo é de um caso a cada poucos milhares de anos. A região de possível impacto do YR4 é bastante ampla, abrangendo desde a América do Sul (com maior probabilidade em países como Equador, Colômbia e Venezuela) até o Oceano Atlântico, passando por áreas da África, Iémen, Omã, Índia e Bangladesh.


Reação da Comunidade Científica


Cientistas ressaltam que não há motivo para pânico, pois ainda são necessárias muitas observações para determinar com precisão as características do asteroide, incluindo seu tamanho, que é estimado entre 40m e 90m, comparável à altura de um prédio de 18 andares.