Libertação de cinco reféns tailandeses pelo Hamas
09/02/2025, 13:33:22Libertação de reféns e o cessar-fogo
Cinco reféns tailandeses libertados pelo Hamas chegaram hoje a Banguecoque, 16 meses após terem sido raptados pelo grupo islamita palestiniano em Israel, noticiaram agências internacionais.
Os trabalhadores agrícolas foram libertados no dia 30 de janeiro, como parte da primeira fase do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, um acordo que visa encerrar a guerra iniciada em 7 de outubro de 2023, após o ataque do Hamas em território israelense.
Acolhimento no Aeroporto
Watchara Sriaoun, Pongsak Tanna, Sathan Suwannakham, Surasak Lamnau e Bannawat Saethao aterrissaram no Aeroporto Suvarnabhumi, em Bangcoc, às 07h30 no horário local, de acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP).
O grupo foi recebido por familiares e pelo ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Maris Sangiampongsa, segundo a agência de notícias Efe.
Avaliação das Condições dos Reféns
Em entrevista à imprensa, Sangiampongsa afirmou que os cinco estão em boas condições físicas, embora ainda estejam sendo avaliados.
"A saúde mental é a próxima questão importante", destacou o ministro, agradecendo aos países que contribuíram para o cessar-fogo em Gaza.
Sentimentos de Reencontro
Somboon Saethao, pai de Bannawat Saethao, expressou sua alegria por reencontrar o filho e mencionou a intenção de realizar uma cerimônia tradicional tailandesa para ele. "Acho que não quero que ele volte a ficar longe de casa", acrescentou.
Contexto do Sequestro
Em 7 de outubro de 2023, o Hamas sequestrou 31 tailandeses, dos quais 23 foram libertados antes do final do ano e dois foram declarados mortos em maio de 2024. Acredita-se que um último refém tailandês ainda esteja vivo em Gaza.