Incêndios em edifícios em Maceió aumentam em 2025
07/02/2025, 06:35:05Incêndios em Maceió
O Corpo de Bombeiros registrou 76 incêndios em edifícios em Maceió somente no mês de janeiro de 2025, superando os números do mesmo período do ano passado. A maioria das ocorrências foram resultantes de incêndios por curto-circuito. Em janeiro de 2024, foram registrados 50 incêndios. Segundo os bombeiros, a maior parte desses incidentes poderia ter sido evitada. Saber o que fazer em situações como essas é crucial para salvar vidas.
De acordo com os dados fornecidos, a maioria dos incêndios registrados neste ano ocorreu em bairros da parte alta da capital, totalizando 14, em comparação a apenas 8 na parte baixa. O bairro da Jatiúca se destaca com o maior número de casos.
- Jatiúca - 5 incêndios
- Jacintinho - 4 incêndios
- Antares - 4 incêndios
- Cidade Universitária - 3 incêndios
- Clima Bom - 3 incêndios
- Centro - 3 incêndios
Os bombeiros orientam que, em caso de princípio de incêndio, deve-se acionar imediatamente o 193. Outras medidas também são essenciais:
- Nunca se dirigir em direção ao fogo.
- Se necessário, usar o extintor.
- Retirar o máximo de pessoas do local.
- Fechar as portas dos cômodos para evitar a propagação do fogo.
- Em caso de fumaça, engatinhar até a saída.
"Verifique se a instalação de energia da sua casa está correta, pois os incêndios normalmente acontecem através de curtos-circuitos. Se ao chegar em casa você perceber cheiro de gás, jamais acenda luzes. Abra as janelas, procure a válvula do botijão e desligue. Espere o gás se dissipar e só depois ligue a luz", aconselhou o instrutor e especialista em prevenção e combate a incêndio, Alysson Santa Rosa.