Casa Branca denuncia México por apoio a cartéis narcotraficantes

Casa Branca denuncia México por apoio a cartéis narcotraficantes

A acusação da Casa Branca

A Casa Branca acusou neste sábado (1º) o governo do México de ter fornecido "refúgios seguros para que os cartéis se dediquem à fabricação e ao transporte" de drogas. Em um comunicado, o governo americano informou que esses entorpecentes "provocaram a morte por overdose de centenas de milhares de vítimas americanas". O texto ainda caracteriza o governo mexicano como tendo "uma aliança intolerável" com os cartéis do narcotráfico.

Reação de Trump

Neste sábado, Trump assinou um decreto aplicando tarifas de 25% a todas as importações do Canadá e México, uma de suas principais promessas de campanha. Já a China será taxada em 10% das importações. Em suas justificativas para as novas taxas, a Casa Branca afirmou ser imprescindível responsabilizar os três países por suas promessas de interromper o fluxo de drogas para os Estados Unidos. A respeito do México, o governo Trump alertou que as tarifas só serão canceladas caso os mexicanos "cooperem com os EUA na luta contra as drogas".

A resposta do governo mexicano

Em resposta às acusações, Claudia Sheinbaum, presidente do México, afirmou no X que rejeita categoricamente a falsidade da Casa Branca em insinuar que o governo mexicano mantém aliança com o crime organizado. "Se em algum lugar existe tal aliança, é nas lojas de armas dos Estados Unidos que vendem armas de alto poder a esses grupos criminosos, como demonstrou o próprio Departamento de Justiça dos Estados Unidos em janeiro deste ano", afirmou a mandatária. Sheinbaum então comunicou que ordenou ao seu ministro da economia a implementação de medidas tarifárias e não tarifárias para proteger os interesses do México.