Dengue em São Paulo: Mortes dobram em 72 horas

Dengue em São Paulo: Mortes dobram em 72 horas

Mortes por dengue em aumento significativo

Em todo o país, o total de casos prováveis de dengue subiu de 139 mil para 169 mil, com um incremento alarmante de 21 para 37 mortes em apenas três dias.

A situação em São Paulo

O painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde indica um aumento de casos de dengue no estado de São Paulo, que saltou de 82 mil para 99 mil. As mortes também apresentaram uma elevação, passando de 14 para 28.

Atratividade do sorotipo 3

Durante uma coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (30), o Ministério da Saúde atribuiu a escalada dos casos à circulação do sorotipo 3 da dengue, que vem em ascensão desde julho do ano passado. O secretário adjunto da SVSA destacou que essa variante do vírus é determinante no crescimento da infecção, especialmente em São Paulo e, em menor escala, no Paraná.

Dados estaduais e medidas adotadas

De acordo com o monitoramento feito pela Secretaria Estadual de Saúde, o número de casos prováveis alcança 102 mil, sendo que 45 mil já foram confirmados. Até o momento, foram registrados 21 óbitos, sendo 11 de pessoas com mais de 65 anos. O estado já conta com 44 municípios que decretaram estado de emergência, com um aumento em relação aos 37 da segunda-feira.

Incertezas nos óbitos

Os óbitos em investigação no Brasil, que eram 160 na segunda-feira, subiram para 200, com 138 ocorrências registradas em São Paulo.

Importância das ações de combate

O aumento no número de casos pode ser resultado de um engajamento maior das prefeituras, assim como de ações dos governos federal e estadual, que estabeleceram centros de vigilância dedicados ao combate da dengue nos dias 9 e 23 de janeiro.

Conclusão e alerta à população

Com a escalada de casos e mortes, é fundamental que a população esteja atenta aos sinais da dengue e busque informações sobre prevenção. É o momento de alinhar esforços para minimizar os impactos dessa enfermidade. Para mais informações e atualizações sobre a dengue, continue acompanhando nosso blog.