Alerta de temporais atinge mais de 600 cidades em MG

Alerta de temporais atinge mais de 600 cidades em MG

Alerta de temporais em Minas Gerais

Mais de 600 cidades em Minas Gerais estão sob alerta de temporais e ventanias nesta terça-feira (28), conforme informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O volume de chuva previsto é de 20 a 30 mm por hora, com possibilidade de alcançar até 50 mm por dia. Além disso, ventos intensos variando entre 40 a 60 quilômetros por hora também são esperados.

Cidades afetadas

De acordo com o Inmet, 614 municípios mineiros estão sob o alerta de chuvas intensas e "perigo potencial". Entre as cidades afetadas, destaca-se Belo Horizonte, que já registrou chuva de granizo e alagamentos na segunda-feira (27). A previsão indica que a maior parte da semana será marcada por muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. Outros municípios na Região Metropolitana, como Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e Sabará, também receberam o "alerta amarelo".

Riscos associados

O alerta de "perigo potencial" indica a possibilidade de ventos intensos, mas o "risco leve" de corte de energia elétrica. Além disso, a chance de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerada baixa, conforme o instituto. É importante ressaltar que desde setembro do ano passado, 26 mortes já foram registradas devido a temporais em MG. Neste período, 3.579 pessoas foram desalojadas e 421 desabrigadas, segundo boletim da Defesa Civil do estado divulgado na manhã de hoje.

Como se proteger

O Inmet disponibilizou algumas instruções sobre como se proteger dos riscos potenciais decorrentes da chuva. Confira abaixo:

  • Durante rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas.
  • Em caso de temporais, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de queda e descargas elétricas.
  • Evite utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada, uma vez que há risco leve de descargas elétricas.
  • Para mais informações, contate a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.