Alerta de temporais atinge mais de 600 cidades em MG
29/01/2025, 10:41:12
Alerta de temporais em Minas Gerais
Mais de 600 cidades em Minas Gerais estão sob alerta de temporais e ventanias nesta terça-feira (28), conforme informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O volume de chuva previsto é de 20 a 30 mm por hora, com possibilidade de alcançar até 50 mm por dia. Além disso, ventos intensos variando entre 40 a 60 quilômetros por hora também são esperados.
Cidades afetadas
De acordo com o Inmet, 614 municípios mineiros estão sob o alerta de chuvas intensas e "perigo potencial". Entre as cidades afetadas, destaca-se Belo Horizonte, que já registrou chuva de granizo e alagamentos na segunda-feira (27). A previsão indica que a maior parte da semana será marcada por muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas. Outros municípios na Região Metropolitana, como Contagem, Betim, Ribeirão das Neves e Sabará, também receberam o "alerta amarelo".
Riscos associados
O alerta de "perigo potencial" indica a possibilidade de ventos intensos, mas o "risco leve" de corte de energia elétrica. Além disso, a chance de queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerada baixa, conforme o instituto. É importante ressaltar que desde setembro do ano passado, 26 mortes já foram registradas devido a temporais em MG. Neste período, 3.579 pessoas foram desalojadas e 421 desabrigadas, segundo boletim da Defesa Civil do estado divulgado na manhã de hoje.
Como se proteger
O Inmet disponibilizou algumas instruções sobre como se proteger dos riscos potenciais decorrentes da chuva. Confira abaixo:
- Durante rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas.
- Em caso de temporais, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por conta do risco de queda e descargas elétricas.
- Evite utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada, uma vez que há risco leve de descargas elétricas.
- Para mais informações, contate a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.