Quando merecidamente se podia homenagear aos vivos.

Foto colaboração da família Costa em seu acervo de Manuel Costa. Corrigenda: a foto nos foi enviada por Manuel Costa, mas o arquivo é do senhor José Luiz Passos.

Quando merecidamente se podia homenagear aos vivos.

Em 1956 Penedo vivia sua maior ascendência política quando da chegada de um recordista de políticas públicas estando à frente da prefeitura, Hélio Nogueira Lopes, tempo em que se homenageava às figuras ilustres ainda em vida, o que nunca deveria ter sido suprimida do rito para o sempre.

Na foto de mais de meio século, registra-se o momento em que era inaugurada a Escola Freitas Cavalcante à época senador da república por Alagoas, sendo filho natural da cidade que mais se desenvolvia em todo o baixo São Francisco, servindo de exemplo para os estados de Alagoas e Sergipe.

Hélio Lopes trazia ao longo do mandato de prefeito, a energia elétrica de Paulo Afonso, a chegada da Companhia de Melhoramentos de Penedo com tantas ações em defesa do povo penedense, mesmo que deixando ser a Companhia de Luz e Força, trouxe a telefonia do “número faz favor”, o Majestoso Hotel São Francisco, a Escola Normal Rural de Penedo para as suas novas instalações depois denominada de Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto, a emissora de rádio Rio São Francisco, a introdução do primeiro Posto da cidade Saúde no Barro Vermelho, trazendo por suas indicações como deputado estadual o Posto da antiga SUAVAL, a Rodoviária de Penedo, contribuindo para aprovação da Lei de enquadramento imediato dos professores formados pela Faculdade de Formação de Professores de 1º Grau de Penedo – Licenciatura Curta – Lei Zé Medeiros – tendo sido o mais profícuo político de Penedo entre a cidade e o governo do estado pela sua presença como deputado estadual de Penedo.

Hoje Penedo vive um novo momento de grande expansão política com a escolha dos penedenses fazendo de Ronaldo Lopes o seu prefeito, e que ao longo dos seus dois mandatos será mais uma marca dos Lopes com o desenvolvimento da cidade das ruas estreitas e largas avenidas. Das obras edificantes nos bairros e povoados, à gigantesca Ponte Penedo/Neópolis como recordista também pela prefeitura de Penedo.

Só nos falta agora elegermos Guilherme Lopes deputado estadual para termos de novo um momento ímpar para Penedo e a região do baixo São Francisco, incluindo o litoral Sul, hoje acéfalo de uma cadeira na ALE.    

Creditos: Raul Rodrigues