Lula e Aécio discutem duplicação da BR-381 nas redes sociais

Lula e Aécio discutem duplicação da BR-381 nas redes sociais

Conflito nas Redes Sociais


O ministro dos Transportes, Renan Filho, e o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) protagonizaram um embate público nas redes sociais nesta sexta-feira, 24. A troca de críticas começou após o parlamentar questionar a viabilidade do contrato de concessão da BR-381, assinado pelo governo Lula na quarta-feira, 22, em Brasília. Conhecida como "Rodovia da Morte", a duplicação da estrada é uma expectativa que se arrasta por décadas.

Reação de Aécio Neves


Em uma publicação no Instagram, Aécio, que governou Minas Gerais de 2003 a 2010, se mostrou cético em relação à execução da duplicação. Ele escreveu: "Após décadas de promessas e descaso, o governo Lula assinou o contrato de concessão para duplicação da BR-381. A obra nunca saiu do papel durante os 14 anos de governo Lula e Dilma. Agora, fica a pergunta: será que os mineiros finalmente podem acreditar que a duplicação será concluída? Ou estamos diante de mais um capítulo de promessas adiadas?"

Resposta do Ministro Renan Filho


Renan Filho imediatamente respondeu, afirmando que as obras terão início no dia 6, no período dos primeiros 100 dias de contrato. Além disso, ele criticou gestões anteriores, alegando erros na administração das rodovias federais em Minas Gerais. Ele afirmou: "Faltou você lembrar que no governo FHC, vocês estadualizaram as rodovias federais em Minas para, supostamente, o governo do Estado realizar os investimentos necessários e, anos depois, devolveram-nas, sem os 'prometidos' investimentos e em pior estado de conservação".

A Importância da BR-381


A BR-381, que conecta os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, apresenta um dos maiores índices de acidentes do Brasil, sendo apelidada de "Rodovia da Morte". A duplicação é uma demanda antiga dos mineiros e tem sido objeto de debates políticos e sociais por muitos anos.

Críticas ao Governador Romeu Zema


Antes do embate com Aécio, Renan Filho já havia dirigido críticas ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), durante a cerimônia de assinatura do contrato. Renan observou que a ausência de Zema demonstrava mais interesse político do que uma preocupação real com a obra. "Parece que a cobrança é mais política e menos pela obra, porque o gestor pode fazer tudo [...] ele só não pode priorizar a política contra o interesse do cidadão", expressou o ministro.

Detalhes do Contrato de Concessão


O governo federal formalizou na quarta-feira a assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG. A rodovia será administrada pela Concessionária Nova 381, do grupo 4UM Investimentos, com um investimento previsto de R$ 10 bilhões ao longo de 30 anos de concessão. Esses números já incluem aportes amortizados a longo prazo (Capex) e despesas operacionais (Opex). O presidente Lula declarou que a intenção do governo é tornar o pedágio mais acessível às pessoas de baixa renda, sem comprometer a qualidade das estradas.