Nomeação de filho do presidente do TJ-AL por JHC vira denúncia no CNJ

Reclamação questiona a ética da nomeação e sugere a existência de interesses cruzados

Nomeação de filho do presidente do TJ-AL por JHC vira denúncia no CNJ

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), está no centro de uma polêmica após a nomeação de Fernando Tourinho Lisboa Souza, filho do ex-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Fernando Tourinho de Omena Souza, para o cargo de Comissão Especial II, vinculado à Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e Patrimônio (SEMGE). 

A controvérsia foi intensificada pela Reclamação Disciplinar nº 0000111-37.2025.2.00.0000, registrada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pela advogada Adriana Mangabeira Wanderley, que trouxe novos elementos ao debate.

Durante sua gestão como presidente do TJ-AL, Tourinho teria tomado decisões que, segundo críticos, favoreceram a Braskem, empresa envolvida em uma das maiores tragédias ambientais e urbanísticas de Alagoas, com a afundação de bairros inteiros em Maceió. Essa atuação gerou o apelido de “advogado da Braskem” entre opositores. Agora, Tourinho também é visto como um aliado de JHC (PL), em um possível cenário de troca de favores entre os dois.

Creditos: Redação