Câmara de Vereadores de Penedo dá posse a prefeito e vice, e elege Mesa Diretora
02/01/2025, 15:51:54De todo, a posse terminou por ser a principal peça da democracia que por meio dela o povo manifestou o livre desejo de por quem desejou ser governado. Brilho para o prefeito, vice-prefeito e os senhores vereadores.
Vereadores reeleitos e eleitos em 06 de outubro de 2024 deram posse na noite de ontem, dia 1º de janeiro de 2025, ao prefeito Ronaldo Lopes e ao seu vice, Valdinho Monteiro, sendo igualitário às posses do presidente da república do Brasil na Câmara dos Deputados Federais em reunião do Congresso Nacional – Câmara mais Senado – quando promete-se, Cumprir e defender a Constituição Federal, a Estadual e Lei Orgânica do Município, e as demais Leis vigentes diante de todos os demais poderes. Assim como o Governador também toma posse na Assembleia Legislativa de cada Estado, jurando cumprir e defender a Constituição Federal e a Estadual sem maiores pormenores jurídicos.
A posse se deu em clima de muito respeito e compromissos assumidos pelos novos gestores do município, e também pelos senhores edis que prestaram juramento ao de cumprimento legal.
Após a posse do prefeito e vice, e dos senhores vereadores, o prefeito, Ronaldo Lopes e o vice, Valdinho Monteiro, se dirigiram para a sede do
Poder Executivo, Prefeitura de Penedo, de onde empossaram os novos secretários, passando para parlatório sob forma de janela, para os discursos para o público presente.
E, na Câmara de Vereadores aconteceu a eleição da nova Mesa Diretora biênio 2025/2026, composta pelo Presidente Manuel Messias Lima, Vice-Presidente, Raquel Tavares, 1º Secretário, Antônio de Figueiredo Barbosa Júnior, e 2º Andressa Lima.
A interessante e destoante cerimônia foi quando o prefeito passou pelo cerimonial requisitado por autoridade da Procuradoria Municipal sendo justificado que tal ato normatiza a posse juridicamente. Por tal entendimento, a pergunta que mais se fez pelos presentes foi: “ué, e porque para presidente da república não é membro da Suprema Corte de Justiça”? E ainda teve quem completasse: “que se saiba somente no Impeachment se requisita a presença do Ministro Presidente do Supremo Tribunal Federal”.
Estranho! Vá entender.